A líder parlamentar do CDS-PP dos Açores Catarina Cabeceiras disse esta segunda-feira que o Orçamento dos Açores para 2021 é o “primeiro passo” de um “novo ciclo de progresso” da região, destacando as medidas de “justiça social” incluídas no documento.

É com a mesma determinação e responsabilidade que os deputados do CDS estão aqui na afirmação de um novo paradigma de políticas públicas e colocando os açorianos e os interesses dos Açores no centro da nossa ação política”, declarou Cabeceiras.

E reforçou: “estamos certos que este orçamento é o primeiro passo de um novo ciclo de progresso e desenvolvimento para os Açores e para os açorianos”. A deputada do CDS-PP intervinha na Assembleia Legislativa dos Açores, no Faial, no primeiro dia da discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021.

Cabeceiras disse que o CDS-PP procurou “desde sempre” promover a “proteção dos mais vulneráveis“, procurando “melhorar os cuidados aos idosos” e promover a “justiça social”. Do Plano e Orçamento, a centrista destacou a criação do projeto “Novos Idosos” (de apoio social aos idosos), a implementação do enfermeiro de família e o alargamento da isenção do pagamento de creches até ao décimo escalão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Catarina Cabeceiras considerou ainda que os documentos estão “inevitavelmente condicionados” pela Covid-19, uma pandemia que o executivo e o parlamento açoriano “têm de saber responder”.

Estes são, portanto, um Plano e um Orçamento regional com o qual o CDS se identifica, onde revemos a nossa marca identitária, estando plasmadas propostas e soluções para os problemas dos açorianos que o CDS apresentou para responder eficazmente aos problemas dos açorianos”, afirmou.

Apesar de integrar o executivo açoriano, a líder parlamentar realçou que o CDS-PP/Açores não se irá demitir de dar o seu “contributo ativo” quanto às propostas do Plano e Orçamento.

“Esperamos, igualmente, que todos os deputados aqui presentes se mostrem disponíveis para avaliar, com seriedade, as propostas que apresentaremos esta semana, da mesma maneira que o grupo parlamentar do CDS-PP está pronto a considerar as sugestões dos demais”, realçou.

Durante esta semana está a decorrer na Assembleia Regional, no Faial, a discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2021, que serão votados na sexta-feira.

Este são os primeiros Plano e Orçamento do Governo Regional liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro. O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é suportado no parlamento pelos partidos que integram o executivo e pela Iniciativa Liberal e pelo Chega.

José Manuel Bolieiro tomou posse como presidente do Governo dos Açores em novembro de 2020, terminando com um ciclo de 24 anos de governação do PS na região: de 1996 a 2012 sob a liderança de Carlos César; de 2012 a 2020 com Vasco Cordeiro na chefia do executivo.