Os prejuízos da TAP SA ascenderam a 1.230,3 milhões de euros em 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19, um agravamento superior em 12 vezes às perdas de 95,6 milhões de 2019. A companhia aérea perdeu quase 3,4 milhões de euros por dia, em 2020.
De acordo com um comunicado enviado esta quinta-feira pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o resultado líquido do ano foi negativo em 1.230,3 milhões” de euros, um agravamento dos prejuízos de quase 1.300% face aos 95,6 milhões de euros de 2019.
A companhia aérea lembra que “tal como em todo o setor da aviação a operação e resultados de 2020 foram severamente impactados pela quebra de atividade em resultado da pandemia de Covid-19”. O número de passageiros sofreu uma quebra de 72,7%, interrompendo o crescimento que se tinha verificado nos quatro anos consecutivos anteriores, indica a empresa.
“As receitas de passagens caíram 70,9% em 2020, o que compara com uma queda do setor a nível global de 68,8% (de acordo com a IATA)”, acrescenta a TAP, indicando que os rendimentos operacionais totais caíram quase 68% para 1.060,2 milhões de euros.
Do lado dos custos, os gastos operacionais totais baixaram para 2.024,9 milhões no ano de 2020, uma redução de 37,7% face ao período homólogo do ano anterior. Essa evolução deveu-se, sobretudo, à “redução significativa dos custos variáveis, em função da rápida decisão da empresa em ajustar a sua capacidade, resultado também das negociações com fornecedores e lessors e das medidas laborais” – em particular a não renovação de 1.042 contratos de trabalho a termo certo e adesão a medidas de apoio à retoma.
Porém, ainda no campo dos custos operacionais, a empresa suportou um custo (não-recorrente) de 96,1 milhões de euros com “reestruturação” das operações, isto é, sobretudo com pagamentos relacionados com saída de quadros.