O primeiro-ministro cabo-verdiano agradeceu esta sexta-feira a Portugal a doação de 24.000 doses da vacina contra a Covid-19, sublinhando a “rápida” resposta do Estado português ao pedido de Cabo Verde, face ao atual momento da pandemia.

“Testemunho, esta noite, no aeroporto Nelson Mandela (na Praia), a chegada de mais 24.000 doses de vacinas contra a Covid-19, desta feita provenientes de Portugal. Reafirmo o nosso compromisso em atingir a meta que definimos, até ao final deste ano, vacinar 70% da população cabo-verdiana”, afirmou Ulisses Correia e Silva, numa mensagem na rede social Facebook.

Cabo Verde recebeu 24.000 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca em 12 de março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, no âmbito da iniciativa Covax, do plano de vacinação nacional iniciado em 19 de março.

Já esta noite, depois das 23h00 (mais duas horas em Lisboa), chegam ao aeroporto internacional da Praia 24.000 doses de vacinas cedidas por Portugal, anunciou esta sexta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aproveito para agradecer ao Estado Português pela rápida e profícua resposta ao pedido de Cabo Verde, um compromisso aliás assumido por Portugal que se comprometeu em disponibilizar aos PALOP e Timor-Leste 5% de vacinas contra a Covid-19, que adquirisse”, disse ainda o chefe do Governo cabo-verdiano.

Cabo Verde regista 2.866 casos ativos de Covid-19, com um acumulado de 27.672 infetados, 24.546 recuperações e 244 mortes por complicações associadas à doença desde 19 de março de 2020.

De acordo com o comunicado, as vacinas serão acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração, como seringas e agulhas, numa ação que resulta “do esforço conjunto” do MNE, designadamente através do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua e da embaixada de Portugal na Cidade da Praia, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed)”.

No final de abril, o ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou que Portugal ia antecipar o envio para Cabo Verde de vacinas contra a Covid-19, face à situação da pandemia no arquipélago, com um recorde diário de novos casos em abril.

O nosso compromisso político, que assumimos em fevereiro, de destinar pelo menos 5% das vacinas a que temos direito ao abrigo da contratação pública europeia, para os países lusófonos africanos e para Timor-Leste, começa a ser cumprido com a antecipação do calendário”, afirmou à Lusa Santos Silva.

“Seguir-se-ão outras doações à medida que tivermos disponibilidade em função das nossas próprias compras e à medida que os países africanos de língua portuguesa forem identificando as suas necessidades mais prementes”, acrescentou o ministro.

Cabo Verde já vacinou cerca de 15.900 pessoas com pelo menos a primeira dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, dos quais 94% são profissionais de saúde, e esperava receber ainda este mês vacinas de Portugal, anunciou em 3 de maio o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto. O Governo assumiu a meta de imunizar 70% da população até final do ano.

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, disse esta sexta-feira que prevê abordar as relações na área da Saúde, nomeadamente a vacinação contra a Covid-19 em Cabo Verde, durante a receção, na segunda-feira, a Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa nota divulgada pelo chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca disse que vai manter um encontro com o Presidente português, no Palácio Presidencial, na cidade da Praia, seguido de um almoço de trabalho, prevendo ainda falar sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência rotativa Cabo Verde entrega a Angola em julho.

Marcelo Rebelo de Sousa realiza em 17 de maio uma visita de cerca de seis horas a Cabo Verde, mais curta do que o previsto inicialmente devido à situação epidemiológica da pandemia de Covid-19 no arquipélago, embora prevendo ainda reuniões com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e com o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

Depois da Praia, Marcelo Rebelo de Sousa segue para a Guiné-Bissau, para uma visita oficial ao país.