Rui Rio não podia dizê-lo de uma forma mais cristalina: se o PSD tiver um pior resultado nas eleições autárquicas de 2021 do que teve em 2017, o presidente abandona a liderança. Questionado pelos jornalistas sobre se uma derrota eleitoral nas eleições locais podiam ser o empurrão para melhorar o rumo do PSD, Rio colocou pressão nele próprio e estabeleceu uma linha vermelha que significaria a sua saída: “Se as eleições autárquicas de 2021 correrem pior que as de 2017, isso não é um encontrão para ir para a frente; é um encontrão para eu cair, como é lógico“.

Em Vila Real, à saída da apresentação dos candidatos autárquicos naquele distrito, Rui Rio reforçaria ainda a ideia de que sairá se fizer pior que o antecessor, de quem disse várias vezes publicamente que teve um mau resultado nas autárquicas de há quatro anos: “Se eu estou a dizer que em 2017 correu mal, imagine que 2021 sob a minha responsabilidade ainda corre pior. O encontrão que diz é para eu cair, não é para andar para a frente”.

Rui Rio estabelece uma data para assumir as responsabilidades caso as coisas corram mal: o dia seguinte às eleições autárquicas. “Há um dia, que é uma segunda-feira, que vamos ter os resultados todos das autárquicas e aí eu assumo a responsabilidade por inteiro“.

Sobre a polémica desistência de António Oliveira como candidato do PSD a Vila Nova de Gaia, Rui Rio reitera que esta  é uma questão interna do PSD” e que por isso não a vai “comentar publicamente.” O presidente do PSD diz ainda que a escolha de um novo candidato a Gaia “deve estar para breve”, mas atira tudo para a estrutura liderada para Cancela Moura:”Isso agora tem de perguntar à concelhia”.

António Oliveira. De trunfo a dor de cabeça em três meses

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR