A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, esteve na segunda-feira a administrar vacinas contra a Covid-19 num centro de vacinação no bairro da Graça, em Lisboa, depois de um elevado número de marcações ter provocado filas de espera de mais de 4 horas, disse ao Observador fonte oficial daquela ordem profissional.

“A bastonária já trabalhou naquele centro de saúde e vive ali perto. Ao ir para casa, apercebeu-se da confusão e ligou a perguntar se precisavam de ajuda”, disse fonte da Ordem dos Enfermeiros. “Tinha havido overbooking” devido à sobreposição de chamadas de utentes com autoagendamentos e até a polícia teve de ajudar a manter a ordem no local.

“Havia 4 horas de espera”, acrescentou a mesma fonte. “A bastonária foi lá e, como tem a cédula profissional, pôde atuar. Ficou lá até de noite a administrar vacinas.” A Ordem dos Enfermeiros explica ainda que o processo de vacinação no centro da Graça decorreu até “altas horas da noite” e que os profissionais acabaram por pedir pizzas para o jantar. A bastonária da Ordem dos Enfermeiros foi identificada em fotografias publicadas nas redes sociais a administrar vacinas esta segunda-feira.

Esta segunda-feira foi o dia em que foram administradas mais doses de vacina contra a Covid-19 em Portugal. De acordo com dados divulgados esta terça-feira pela task force para a vacinação, foram dadas 141.500 doses num só dia, um novo recorde em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR