A imposição do recolher obrigatório decretado pelo Governo levou a que houvesse menos 114 mil saídas noturnas na Área Metropolitana de Lisboa no último fim de semana, revelam os dados da consultora PSE. Quanto ao número de entradas e saídas da região na última semana, os números mantiveram-se praticamente idênticos aos da semana anterior, verificando-se um “fenómeno de antecipação das deslocações”.

De acordo com um comunicado da empresa especializada em ciência de dados e pesquisa avançada, a que o Observador teve acesso, quando comparado com os números dos últimos quatro fins de semana, o recolher obrigatório que entrou em vigor na passada sexta-feira impediu, em média, 57 mil saídas por noite no dias 3 e 4 julho (sexta-feira e sábado). “Podemos por isso estimar que foram evitadas cerca de 114 mil saídas noturnas, no conjunto das duas noites do fim de semana, que seriam sobretudo compostas por jovens”, lê-se no comunicado.

Nesse sentido, neste último fim de semana, em média, apenas 9,3% da população da Área Metropolitana saiu à noite durante cada um dos dias de recolher obrigatório, sendo que este que este valor já inclui saídas para trabalho ou outras justificações consideradas válidas pelas autoridades, como motivos de saúde.

Recolher obrigatório decorreu sem incidentes, dizem forças de segurança

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A diminuição das saídas noturnas teve especial impacto na faixa etária dos 15 aos 34 anos, sendo que são os mais jovens que, até à introdução do recolher obrigatório, mais têm saído de casa à noite, uma tendência que se começou a verificar desde o início do mês de junho, quando se registou uma diminuição do confinamento noturno — de acordo com a PSE, na semana de 21 a 27 de junho, apenas 87% dos residentes da região de Lisboa não saíram de casa entre as 23h00 e as 05h00.

Quanto às entradas e saídas na Área Metropolitana de Lisboa, proibidas ao fim de semana — a não ser com a apresentação de teste negativo ao SARS-CoV-2, apresentação de certificado digital ou justificação válida —, a PSE concluiu que os números são semelhantes aos de uma semana habitual, tendo, entre 28 de junho e 4 de julho entrado 177 mil pessoas não residentes na região e saído 154 mil pessoas. Em média, numa semana habitual, os valores de referência para as saídas e entradas são, respetivamente, de 152 mil e 168 mil.

GNR recusou 581 entradas e saídas da Área Metropolitana de Lisboa no fim de semana

Este fenómeno, segundo a PSE, explica-se pelo facto de existir uma “antecipação das deslocações”, visível sobretudo nas saídas da Área Metropolitana de Lisboa, que saem da região na quarta, quinta e sexta-feira antes de as restrições de fim de semana entrarem em vigor.

A recolha de dados — “obtidos por GPS com consentimento da amostra monitorizada” — por parte da PSE é feita através de uma app instalada nos telemóveis da amostra participante (3670 pessoas, com mais de 15 anos, residentes nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, Litoral Norte, Litoral Centro e distrito de Faro).