A defesa de Ricardo Salgado requereu em tribunal a realização de uma perícia médica ao ex-banqueiro, alegando problemas do foro neurológico e dizendo que o ex-líder do BES tem registado “lapsos de memória” e desgaste “emocional, físico e psicológico”, noticia esta quinta-feira o Correio da Manhã.

O jornal refere que Salgado tem sido acompanhado no Centro Neurológico Sénior e no centro clínico da Fundação Champalimaud, onde já fez alguns exames para “investigar um quadro clínico de síndrome demencial, nomeadamente uma doença de Alzheimer”, escreveu o especialista no relatório médico anexado ao processo citado agora pelo CM. O mesmo médico diz que o quadro clínico tem evoluído no sentido de uma maior dificuldade “nas tarefas cognitivas” e uma “perda progressiva de autonomia”.

A defesa de Salgado diz ser “estritamente necessária e obrigatória” uma perícia do foro neurológico ao ex-banqueiro — que deverá ser feita pelo Laboratório de Estudos da Linguagem da Clínica Universitária de Neurologia da Faculdade de Medicina, da Universidade de Lisboa —, e que tal poderá pôr em causa o decorrer do julgamento. Os advogados afirmam querer perceber se a capacidade cognitiva de Ricardo Salgado, “incluindo a nível de memória e capacidade de interação de resposta (como um interrogatório judicial em julgamento), está afetada”, refere o requerimento assinado pelos advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squillace, que pretendem apurar se a alegada patologia neurológica do arguido terá cura.

A decisão está agora nas mãos do juiz presidente Francisco Henriques, e só deverá ser conhecida depois das férias judiciais.

Primeira sessão do julgamento de Ricardo Salgado: uma testemunha com medo de falar e outra que falou por telemóvel sem quase ser vista

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até ao momento, Ricardo Salgado ainda não compareceu em nenhuma das sessões de julgamento do processo saído da Operação Marquês, que o leva a responder por três crimes de abuso de confiança, com a defesa a lembrar a sua idade e a pandemia de Covid-19.

Rui Pinto critica Ricardo Salgado que está de férias na Sardenha, sem máscara, depois de ter faltado a julgamento

O ex-líder do BES foi visto esta semana, sem máscara, a passear de férias na Sardenha, depois de ter viajado para a Suíça para uma consulta médica, segundo o mesmo jornal.