Flórida quebrou os recordes da Covid-19 no passado fim de semana. No sábado, o Estado registou 21.683 novos casos diários — o maior desde o início da pandemia. No domingo, quebrou o recorde de hospitalizações com 10.207, confirmou a Florida Hospital Association à NBC News. O recorde anterior — de 10.179 hospitalizações — foi estabelecido no dia 23 de julho de 2020, mais de meio ano antes de as vacinas estarem disponíveis.

Atualmente, os doentes são mais novos e mais saudáveis, mas atingem níveis graves de infeção, afirma o diretor médico do Hospital Regional de Boca Raton, Samer Fahmy  à NBC News.

“Tivemos pacientes na casa dos 20 anos com falta de ar a terem de ser intubados. Infelizmente, também tivemos mães jovens que ficaram muito doentes e que acabaram por perder os seus bebés a meio da gravidez”, disse.

Mais de onze mil (11.515) residentes da Flórida estão hospitalizados, afirmam as autoridades de saúde dos Estados Unidos, segundo a BBCUm em cada três casos registados nos EUA é proveniente deste Estado (ou do Texas), com os hospitais a encherem-se rapidamente, tendo alguns atingindo já a capacidade máxima: há doentes colocados nos corredores, em salas de espera e em enfermarias improvisadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Temos mais pacientes de Covid-19 no nosso hospital do que tínhamos doentes quando a pandemia surgiu”, disse o Dr. Watson, vice-presidente da Tallahassee Memorial Healthcare, à NBC News. “Estamos a viver com a Covid-19 há mais de um ano e meio. O stress e a tensão em todos os profissionais de saúde está realmente a afetar todos”, acrescentou.

As tendências semanais pintam um quadro especialmente desolador, tendo sido sábado o pior dia. Jason Salemi, professor associado de epidemiologia da Universidade do Sul da Flórida, destacou que no relatório semanal mais recente da Secretaria de Saúde do Estado havia mais casos em crianças menores de 12 anos do que em toda a sua população há apenas seis semanas.

“Há muitas pessoas vulneráveis na Flórida e juntando isso à falta de estratégias de controlo do vírus, como uso de máscaras e o distanciamento social, acaba por ser este o resultado, infelizmente”, disse Salemi, citado pela NBC News. O governador republicano, Ron Desantis, continua a opor-se a tornar as máscaras obrigatórias e a não empenhar-se fortemente na vacinação.

Mais de 70% dos americanos já receberam pelo menos uma vacina, um marco que o presidente Joe Biden esperava atingir até ao feriado do Dia da Independência no dia 4 de julho, lembra a CNBC. A taxa de vacinação na Flórida reflete aproximadamente a média nacional, mas está abaixo das percentagens observadas em muitos estados do Nordeste, afirma BBC .