Pedro Santana Lopes está à frente na corrida eleitoral à Figueira da Foz. O antigo primeiro-ministro soma 38% nas intenções de voto contra os 34,3% do socialista Carlos Monteiro. O candidato do PSD, Pedro Machado, tem apenas 8,6% das intenções de voto.

De acordo com estudo de opinião realizado pela Eurosondagem/Libertas e para o semanário Nascer do Sol, se as eleições fossem hoje, Pedro Santana Lopes repetiria o feito de 1997 e voltaria a ser eleito presidente da Câmara Municipal da Figueira.

Recorde-se que os sociais-democratas recusaram apoiaram Santana Lopes nesta corrida e decidiram manter o apoio a Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro. Mesmo sem a bênção de Rui Rio, Santana Lopes decidiu avançar como independente à frente do movimento ‘Figueira a Primeira’.

De resto, a candidatura do PSD tentou esta semana impugnar a candidatura de Santana Lopes, alegando irregularidades na utilização do nome do movimento e no número de assinaturas recolhidas. O tribunal da comarca de Coimbra acabou por recusar o pedido de impugnação, mas impediu o antigo primeiro-ministro de usar o nome “Pedro Santana Lopes” nos boletins de voto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tribunal rejeita tentativa de impugnação da candidatura de Santana Lopes. “PSD está assustado”

A confirmarem-se estes números, socialistas e sociais-democratas teriam uma derrota em toda a linha: nas últimas eleições, o PS somou mais de 50% dos votos e o PSD ficou em segundo com 28,47% dos votos.

Ainda de acordo com a sondagem publicada no Nascer do Sol, João Paulo Domingos, candidato do Chega, soma 2,8% nas intenções de voto; Miguel Matos Chaves, do CDS, tem 1,5%; e a CDU soma 1,3%.

Entretanto, o mesmo tribunal que avaliou o caso de Pedro Santana Lopes acabou por determinar a anulação da candidatura do Chega. Por ter sido realizada antes dessa decisão, a sondagem não tinha como refletir a ausência da candidatura do Chega.

Este estudo de opinião efetuado foi realizado entre 1 e 2 de agosto de 2021. Foram validadas 1048 entrevistas de um total de 1342. O erro máximo da Amostra é de 3,0%, para um grau de probabilidade de 95%.

Rio dá nega definitiva a Santana na Figueira, mas dores de cabeça continuam