Os boletins diários que dizem aos portugueses quantas pessoas foram infetadas pelo vírus e quantas morreram podem ter, em breve, os dias contados. Graça Freitas assumiu-o numa entrevista ao jornal  Público, sem, no entanto, se comprometer com datas.

“Vamos libertar os portugueses desta carga que é recordar todos os dias quantos casos, quantos internamentos, porque isso também dá um peso à nossa vida”, afirmou a diretora-geral de Saúde quando questionada sobre o foco que é posto diariamente no boletim epidemiológico e, em especial, no número de contágios diários.

“Teremos de alterar a definição de caso. E quando se fazem estas mudanças e se quebram séries temporais, tudo isto tem que ser muito bem pensado”, explicou Graça Freitas, prevendo que as alterações aconteçam em breve. “O foco vai tender a ser na doença propriamente dita e não tanto na infeção.”

Na mesma entrevista, a diretora geral de Saúde assumiu ainda ser uma questão de tempo até começar a haver diferenças entre pessoas vacinadas e não vacinadas no que diz respeito ao isolamento depois de contacto com um caso Covid positivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR