Os eleitores da Califórnia decidem esta terça-feira se o Governador democrata, Gavin Newsom, continua ou não a liderar o destino do estado da costa oeste. Para já, segundo a Reuters, as sondagens dão-lhe uma vantagem confortável.

Este tipo de eleição — para referendar a permanência do Governador — não acontecia na Califórnia há duas décadas e, na verdade, é apenas a segunda vez que se verifica, apesar das 55 tentativas para esse efeito ao longo dos anos, lembra a agência Reuters. Para conseguir que esta eleição especial se realize é necessário um número de assinaturas que seja equivalente a 12% dos votos da mais recente eleição para governador.

Neste caso da Califórnia, os 12% significam perto de 1,4 milhões de assinaturas. São sobretudo apoiantes de Trump, que não toleram as políticas seguidas no que diz respeito aos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero e Queer (LGBTQ), imigração, crime e medidas Covid — Gavin Newsom fechou escolas e exigiu a utilização de máscaras e vacinas.

No entanto, apesar de os republicanos terem conseguido o objetivo de convocar esta eleição, Gavin Newsom leva uma vantagem de 60% contra 38,5% nas mais recentes sondagens, citadas pela agência de notícias. Em todo o caso, o apoio ao Governador já foi maior no início do verão. E o momento é politicamente importante, tendo em conta que se aproximam as eleições de 2022, que vão decidir o controlo do congresso norte-americano.

No voto antecipado, que durou um mês e já permitiu a participação de quatro em cada 10 votantes, os democratas tiveram o dobro dos votos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR