O candidato do PS à Câmara de Coimbra exortou esta terça-feira o Governo a decidir com rapidez a construção da nova maternidade da cidade, no primeiro dia de campanha eleitoral que foi dedicado à saúde.

“A questão da maternidade nova tem de ser resolvida. É tempo de tomada de decisões e o Governo tem obrigação de decidir, pois é necessária uma nova maternidade”, disse Manuel Machado, que se candidata ao terceiro e último mandato consecutivo, depois de já ter sido presidente da Câmara entre 1990-2001.

No primeiro dia de campanha, que dedicou à saúde, o socialista salientou que, estando aprovada a fusão das duas maternidades existentes na cidade (Daniel de Matos e Bissaya Barreto), “agora é altura construir a solução necessária para uma resposta eficaz”.

Para o candidato, de 65 anos, exige-se uma solução adequada “com a máxima celeridade, porque não há instalações adequadas para as duas maternidades que o Governo decidiu juntar sem ter instalações adequadas para nenhuma delas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Manuel Machado, que tem defendido a construção da nova maternidade no Hospital dos Covões, estrutura integrada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), mostrou-se indisponível “para muito mais delongas neste processo e na decisão”.

“Não pode é haver mais demora à espera da última moda, que, como todos sabemos, não existe”, sublinhou.

O cabeça de lista do PS considerou ainda que o Hospital dos Covões, no qual têm sido encerradas valências, depois de ter sido a estrutura de referência na região tratar os doentes com Covid-19, não pode “ser fechado”.

“O Governo adote o que entender para a gestão dos equipamentos públicos, mas nós em Coimbra não esquecemos a função, a missão e a vantagem em termos um hospital como o dos Covões que, conjugadamente com os Hospitais da Universidade de Coimbra, têm capacidade para fazer uma ação muito concreta em benefício da comunidade”, frisou.

A candidatura socialista visitou na manhã desta terça-feira o Centro de Vacinação Covid-19 de Coimbra, instalado no Pavilhão Municipal Mário Mexia, que já terá inoculado com as duas doses da vacina 80% dos habitantes do concelho.

Manuel Machado elogiou “o serviço cívico”, a dedicação, abnegação e competência” dos profissionais de saúde no combate à pandemia, salientando que os bons resultados alcançados se devem “ao sentido de serviço cívico e à competência técnica”.

Os elogios foram estendidos aos médicos na reunião que o candidato pelo PS teve, pouco depois, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

A candidatura socialista vai dedicar o dia de quarta-feira também à saúde, com uma reunião no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e uma visita ao Hospital dos Covões.

Além de Manuel Machado, nas eleições de dia 26 concorrem à Câmara de Coimbra José Manuel Silva (coligação Juntos por Coimbra), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Inês Tafula (Partido Republicano Democrático e Movimento Partido da Terra).