O candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM à Câmara de Aveiro Ribau Esteves anunciou esta terça-feira a intenção de abrir um concurso de ideias internacional para a realização de um estudo urbanístico para os terrenos da antiga lota.

“Estamos a falar de uma das pérolas mais preciosas que temos na nossa cidade, no município e talvez na totalidade da ria de Aveiro e queremos pôr o que de melhor a Europa tem a pensar no assunto”, disse Ribau Esteves, que se recandidata ao terceiro mandato à presidência da Câmara de Aveiro.

O candidato da coligação “Aliança com Aveiro”, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação do programa da sua candidatura, disse que o concurso de ideias será lançado em novembro, com “uma campanha publicitária à escala europeia, nomeadamente em todas as escolas de arquitetura da Europa”.

Ribau Esteves defendeu ainda uma dimensão urbanística para aquela zona inferior à que estava prevista no Plano de Urbanização (PU) do Programa Polis de Aveiro, afirmando querer “o melhor para aquela área do território”, pertencente à administração do Porto de Aveiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não queremos mais de 20 a 25% da quantidade de construção que tinha o PU Polis (…). Queremos menos construção. Queremos mais espaço público. Queremos mais explorada aquela relação fantástica de um pedaço de área urbana colocado no meio da ria”, explicou.

O candidato disse ainda que espera que este concurso sirva para “estimular” a administração portuária e o Governo a acabarem com o “folhetim”, relacionado com o processo de transferência para a alçada da autarquia dos terrenos da antiga lota.

“A vergonha do nosso município são os terrenos da antiga lota e nenhum de nós pode aceitar isto e, portanto, é minha convicção que o fim do processo eleitoral autárquico vai ser ele próprio um estímulo ao Governo para arrumar este assunto e este concurso, que queremos lançar, é um outro estímulo para que este assunto se arrume, com retoma de reuniões, boas discussões e decisões”, disse.

A Câmara de Aveiro quer receber os terrenos da antiga lota sem pagar nada, ao abrigo do processo de descentralização, mas também já apresentou uma proposta para comprar a parcela por dois milhões de euros.

Na mesma ocasião, o candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM prometeu reduzir a taxa de IMI de 0,40% para 0,35%, no primeiro ou segundo ano do mandato, o que representará uma redução de cerca de dois milhões de euros nas receitas da autarquia.

Em 26 de setembro concorrem como cabeças-de-lista à Câmara de Aveiro Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM), Manuel Oliveira de Sousa (PS/PAN), Nelson Peralta (BE), Miguel Viegas (CDU – PCP/PEV), Cândido Oliveira (Chega), Miguel Gomes (Iniciativa Liberal), Paulo Alves (Nós, Cidadãos!) e João Pinto (PCTP/MRPP).