Manuel Machado considerou esta quinta-feira o iParque uma aposta estratégica do município de Coimbra no desenvolvimento económico e tecnológico do concelho e anunciou a transferência de mais 12 hectares de terrenos municipais para aquele parque tecnológico.

Numa visita ao iParque, em Antanhol, o candidato socialista, que é simultaneamente presidente da Câmara, disse que a aposta passa por criar condições de atratividade para instalar empresas inovadoras e promover a criação de emprego, que ajudem à fixação dos jovens casais.

“A inovação é essencial, mas as pessoas são muito mais importantes e com pessoas altamente qualificadas a produtividade aumenta”, sublinhou Manuel Machado, que se recandidata a um terceiro mandato consecutivo, depois de já ter liderado aquela autarquia entre 1990 e 2001.

A comitiva socialista, acompanhada da administração do iParque, que é uma empresa participada em 90% pelo município, visitou as obras de construção do centro de reparação europeu da Olympus e da TIS-Technological and Intelligent Systems, uma empresa de ‘software’ para a indústria automóvel e aeronáutica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em fase de conclusão está também uma unidade do grupo de saúde Sanfil, que integra serviços de telemedicina com recurso às mais recentes tecnologias.

Nesta visita, o candidato socialista especificou que a nova fase de ampliação do parque tecnológico vai contar com 12 hectares de terrenos adquiridos pelo município, divididos em sete novos lotes que serão infraestruturados.

Quando estas três unidades estiveram em funcionamento, o que está previsto para o primeiro semestre do próximo ano, o número de trabalhadores no iParque vai aumentar de 250 para 800.

Até ao momento, precisou Victor Baptista, presidente do conselho de administração, as unidades instaladas no parque tecnológico representam mais de 60 milhões de euros de investimento privado e 15,6 milhões de investimento público.

Recuando no tempo, Manuel Machado chamou a si o incremento da dinâmica e o redirecionamento estratégico do iParque para acolher empresas “com esta capacidade de investimento em coisas inovadoras, com muita especialização”.

O iParque é um complemento da incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes e nasceu no início de 2010, fruto da conjugação das vontades do município, que detém 90% da empresa, investidores privados e Universidade de Coimbra.

Além de Manuel Machado, nas eleições de dia 26 concorrem à Câmara de Coimbra José Manuel Silva (coligação Juntos por Coimbra), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Inês Tafula (PDR/MPT).