Reconhecido jornalista e editor de moda e parceiro do designer Tom Ford ao longo de 35 anos. Foi através dos representantes do criador, aliás, que chegou a notícia da morte de Richard Buckley, aos 72 anos. Segundo o comunicado, citado pela WWD (um dos títulos com o qual colaborou), Buckley “morreu de causas naturais na sequência de uma longa doença”, na noite de domingo.
“É com grande tristeza que Tom Ford anuncia a morte do seu amado marido”, lê-se no documento, que revela ainda que o antigo jornalista se despediu da vida de forma tranquila, na sua casa de Los Angeles, acompanhado por Tom e pelo filho de ambos, Alexander John Buckley Ford.
Natural de Binghamton, Nova Iorque, Buckley nasceu em 1948, no seio de uma família de militares, tendo crescido entre os EUA, França e Alemanha. Licenciado em Munique, começou a procurar uma carreira no jornalismo em 1979, na New York Magazine. Em 1982, seguia para Paris na condição de editor europeu da Daily News Record, da Fairchild Publications.
Foi num desfile de moda, em 1986, que conheceu Tom Ford, com quem haveria de formalizar a união em 2014, em território norte-americano. “Tivemos três encontros. Quatro semanas depois estávamos a viver juntos. Ele deu-me as chaves do seu apartamento e estamos juntos desde então”, recordou o designer em 2020, quando casualmente partilhou com o público que se haviam casado, durante uma entrevista na Apple store.
Naquele mesmo ano de oitentas, o diretor editorial John B. Fairchild convidava Richard para assumir o cargo de editor chefe da recém criada Scene, que teria vida breve. Dois anos mais tarde, Buckley juntar-se-ia a Tina Brown na Vanity Fair.
A década de 90 marcaria a transição do casal para solo italiano. Em Milão, Buckey tornar-se-ia editor na revista Mirabella e colaborador da edição italiana da Vogue, enquanto Tom Ford se juntava à equipa de design da Gucci. Paris seria a próxima paragem na vida da dupla, com Richard a tornar-se editor chefe da Vogue Hommes International, colaboração que manteve mesmo depois de o casal se mudar para Londres. Entre Los Angeles, Nova Iorque e Santa Fe, os EUA eram a morada atual de Buckley e Ford.