O antigo presidente da República Ramalho Eanes expressou esta quinta-feira o seu apoio ao candidato socialista à Câmara de Coimbra, considerando que Manuel Machado tem “projeto e estratégia” para o concelho.

“[Manuel Machado] tem dedicado toda a sua vida a Coimbra e nunca a usou como trampolim para chegar a qualquer outro lado. É um homem com projeto e estratégia, que sabe estabelecer prioridades e responder-lhes”, disse aos jornalistas o general, que foi chefe de Estado entre 1976 e 1986, no final da sessão que decorreu no Convento São Francisco.

Para Ramalho Eanes, o candidato socialista, que se recandidata a um terceiro mandato consecutivo, “tem uma informação que ninguém possui: conhece Coimbra, os conimbricenses, os que podem investir e colaborar, de maneira que este capital é extremamente importante”.

O antigo presidente da República, de 86 anos, destacou “a experiência de competência, de diálogo e de tolerância” de Manuel Machado, que “é um homem que é capaz de ouvir todos para se melhor informar e ajustar procedimentos e, naturalmente, para afinar decisões”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É um homem que percebe que as organizações complexas como uma câmara exigem cada vez menos arrogância, mais unidade, mais informação, mais troca de pontos de vista, o que significa cada vez maior colaboração entre todos os que estão disponíveis e é isso que tem feito”, referiu o militar, que foi padrinho de casamento de Manuel Machado.

Segundo Ramalho Eanes, que integra o Conselho de Estado, o candidato Manuel Machado “tem dado uma lição de democracia, de tolerância, que ajuda naturalmente a vencer tudo aquilo que, nestes últimos tempos, vem ameaçando, de forma preocupante, a democracia portuguesa”.

“Este homem pode contribuir para defender os interesses comuns permanentes desta região e tem condições para fazer com que as pessoas sejam mais tolerantes, mais amigas, mais solidárias e mais felizes”, frisou.

O general Ramalho Eanes lidera a comissão de honra da candidatura de Manuel Machado, que inclui 290 personalidades, entre eles o histórico socialista Manuel Alegre, o catedrático de medicina Duarte Nuno Vieira e Teresa Mendes, diretora do Instituto Pedro Nunes.

Os candidatos à Câmara de Coimbra são o atual presidente do município, Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra — PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).