O presidente eleito da Câmara de Redondo (Évora), David Fialho Galego, que conquistou este domingo para a coligação PSD/CDS-PP este município alentejano, antes liderado por independentes, prometeu trabalhar para “merecer a confiança” dos eleitores.
“Nós tínhamos esperança de conseguir, desta vez, vencer as eleições. Fizemos um trabalho meritório nos últimos quatro anos, com uma equipa vastíssima, de gente que acredita nesta terra” e “que queria mudar os destinos do concelho”, afirmou, em declarações à agência Lusa.
O vencedor das eleições autárquicas deste domingo neste concelho do distrito de Évora, que foi vereador da coligação PSD/CDS-PP nos últimos quatro anos, prometeu “trabalhar, a partir de amanhã [segunda-feira] para poder merecer a confiança” dos eleitores.
A coligação PSD/CDS-PP conquistou este domingo a Câmara de Redondo, apurados os resultados nas duas freguesias do município, segundo os dados do Ministério da Administração Interna (MAI).
Depois da coligação PSD/CDS-PP, com 43,73% dos votos, que corresponde a maioria absoluta e três mandatos atribuídos, a segunda força mais votada é o movimento de cidadãos MICRE, com 27,21% e um mandato, e o terceiro é a coligação PCP-PEV, com 13,89% dos votos e um mandato.
A maioria na câmara pertencia desde 2013 ao MICRE (Movimento Independente do Concelho do Redondo) e o município era presidido por António José Recto.
O presidente eleito congratulou-se à Lusa pela maioria absoluta conquistada, que foi uma surpresa.
“Nunca acreditámos [na conquista da maioria absoluta], mas as pessoas decidiram mudar e mudar com toda a confiança”, disse, acreditando “num projeto que foi consolidado nos últimos quatro anos com muito trabalho e muito empenho”.
A Lusa tentou contactar o antigo presidente da câmara, António Recto, mas este não atendeu o telefone.
Segundo os resultados provisórios do MAI, neste concelho alentejano, já fora dos ‘lugares’ que valiam mandatos na câmara ficaram o Movimento Viver Redondo (com 10,22% dos votos) e o Chega (com 2,21%).
Para este ato eleitoral estavam inscritos neste município 5.645 eleitores, dos quais votaram 61,86%, representando a abstenção 38,14%.
Os votos brancos representaram 1,40% dos votos e os nulos 1,35%, de acordo com os mesmos resultados do MAI.