O ex-líder da CGTP Manuel Carvalho da Silva entrou para a lista liderada pelo economista Eugénio Rosa às próximas eleições da Mutualista Montepio, apurou o Observador. Se essa lista vencer, Carvalho da Silva será o presidente da Mesa da Assembleia-Geral – o cargo que nos últimos anos tem sido ocupado pelo Padre Vítor Melícias. Já a ex-deputada bloquista Ana Drago é a candidata da mesma lista para liderar a Assembleia de Representantes, o novo organismo que será criado com estas eleições.

O nome de Ana Drago já tinha sido noticiado pelo Observador a 30 de junho, embora não se soubesse na altura para que lugar seria escolhida. Já Carvalho da Silva é um nome que já tinha manifestado apoio à lista de Eugénio Rosa mas só mais recentemente aceitou o convite para esse importante lugar na estrutura, o de presidente da mesa da Assembleia Geral.

O Observador tentou contactar o ex-líder da CGTP mas, até ao momento, sem sucesso.

Em relação à primeira versão da lista entregue ao supervisor ASF (Autoridade dos Seguros e Fundos de Pensões), existe, também, uma outra novidade. Segundo as informações recolhidas, António Zózimo será o candidato a presidente do conselho fiscal da maior associação mutualista do país. Zózimo entra em substituição de José Martins Correia, que morreu nas últimas semanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Montepio. Eugénio Rosa e Ana Drago em lista alternativa para a mutualista

Esta lista inclui ainda nomes como Tiago Mota Saraiva, arquiteto e urbanista, mas, também, António Couto Lopes (hoje reformado que foi presidente da comissão executiva do Finibanco Angola SA) e Inácia Moisés (doutorada pelo ISCTE e que sempre trabalhou nas áreas da assistência social e habitação social). Antigos membros do (extinto) Conselho Geral associados como Carlos Areal e Viriato Monteiro ficam de fora mas estarão na calha para a futura assembleia de representantes do mutualista Montepio.