O músico irlandês e líder da banda histórica The Chieftains, Paddy Moloney, morreu na terça-feira aos 83 anos, anunciou o Irish Traditional Music Archive (ITMA), referindo que deu “uma enorme contribuição para a música e dança tradicional” da Irlanda.

As causas da morte são ainda desconhecidas.

Poucas pessoas podem reivindicar o nível de impacto que Paddy Moloney teve na vibração da música tradicional em todo o mundo. Que legado musical maravilhoso nos deixou”, escreveu o ITMA.

Em conjunto com Sean Potts e Michael Tubridy, Moloney tocou instrumentos irlandeses, como “uilleann pipe” (gaita irlandesa) e “bodhrán” (instrumento de percussão).

Formada em 1962, The Chieftains ajudou a popularizar a música tradicional da República da Irlanda, colaborando com vários artistas de renome, como Mick Jagger, Luciano Pavarotti, Van Morrison ou Elvis Costello, tendo conquistado seis Grammy em 18 nomeações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa pequena nota publicada na rede social Facebook, os The Chieftains lamentaram “a perda” de Paddy Moloney.

“Paddy tinha muitas mais músicas para partilhar e histórias para contar. Tivemos sorte em tê-lo connosco tanto tempo”, salienta a banda.

Permanecendo como único membro original dos The Chieftains, durante quase 60 anos, Paddy Moloney contribuiu para a criação de bandas sonoras de filmes, como o Barry Lyndon, de Stanley Kubrick, e Gangues de Nova Iorque, de Martin Scorsese.

Também no Facebook, Elvis Costello e a sua cônjuge, Diana Krall, deixaram o seu testemunho sobre as aventuras passadas com Paddy Moloney, endereçando “amor e as mais profundas condolências” à família e todos os colegas e amigos daquele, que consideram, “grande homem”.

“Paddy era como um homem na posse de um mapa a traçar todas as antigas linhas telegráficas submarinas que uniam os continentes. […] Traçava a conexão da música tradicional irlandesa e da afinidade humana entre os hemisférios. O irlandês chegou a todos os lugares e tinha nele a evidência musical”, lê-se na página de Elvis Costello.

Costello lembrou a colaboração que originou a canção oficial da série de televisão “The Irish In America: The Long Journey Home”, melodia que Paddy Moloney se referiu como “The Anthem” (O Hino, em tradução simples), porque descrevia “a emigração e o eventual regresso” à Irlanda.

Nascido e criado em Dublin, Moloney começou a tocar músicas aos seis anos, começando por um apito de lata de plástico oferecido pela mãe.

Paddy Moloney era casado com a artista Rita O’Reilly, com quem teve três filhos: Aonghus, Padraig e Aedin.