A Diocese de Viseu garantiu esta quinta-feira que cumpriu “todos os passos e os procedimentos legais” no caso do padre de 46 anos que enviava mensagens de cariz sexual a uma menor.

Em comunicado, a Diocese indica que a comissão de proteção de menores e adultos vulneráveis, constituída em fevereiro de 2020, recebeu uma denúncia do caso, sendo que depois seguiu as orientações delineadas pelo “Papa Francisco” “e as diretrizes da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)”. “Está nas instâncias próprias”, assegurou.

Liderada pelo Bispo D. António Luciano, a diocese promete ainda salvaguardar a “privacidade, confidencialidade e autodeterminação das vítimas”, bem como respeitará sempre “as normas civis e eclesiásticas”.

Padre da Diocese de Viseu investigado por alegadas mensagens de cariz sexual enviadas a menor. PJ diz haver “alguns indícios”

O pároco pertencente à Diocese de Viseu está agora a ser investigado pelo Ministério Público, após uma investigação da Polícia Judiciária (PJ). Além disso, até tudo ser esclarecido, o bispo de Viseu decidiu suspender todas as funções que o sacerdote desempenhava na paroquia, que incluíam a direção de uma instituição.

A PJ considera, de acordo com o Expresso, que “existem alguns indícios contra o padre”, cuja conduta foi denunciada pelo pai do menor que teve acesso às mensagens enviadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR