Um mergulhador amador descobriu na segunda-feira uma espada enferrujada na costa israelita, no mar mediterrâneo. A Autoridade de Antiguidades de Israel acredita que a arma pertencia a um cruzado e foi forjada há cerca de 900 anos.
De acordo com um comunicado daquela instituição, enquanto Shlomi Katzin mergulhava na costa de Caesarea, perto da cidade de Haifa, quando viu a lâmina de quase 92 centímetros coberta de vida marinha.
Segundo a CNN, além da espada, o mergulhador encontrou também “âncoras de prata, âncoras de metal e fragmentos de potes de barro”.
Koby Sharvit, diretor da unidade de arqueologia marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, explicou que a região costumava ser usada como abrigo por marinheiros. “O tamanho e o formato apontam para que a lâmina de ferro pertencesse a um cruzado, e o facto de que foi encontrada a apenas alguns quilómetros do Castelo Atlit, uma fortaleza dos cruzados”.
“Este é apenas o início da investigação. Temos de limpá-la e restaurá-la, e talvez depois obtenhamos mais informações”, acrescentou Sharvit. “Talvez nos forneça um nome, ou mais alguma informação sobre o cavaleiro que empunhou esta bela espada.”
Quando o processo de restauração estiver concluído, a espada será colocada em exibição.