Os talibãs assassinaram uma jogadora da seleção de juniores de voleibol, do Afeganistão. Mahjabin Hakimi, noticia o jornal espanhol ABC.

Apesar de Mahjabin Hakimi ter sido decapitada pelos extremistas no início de outubro, só se soube na última terça-feira. Em entrevista ao Independent, uma treinadora da jovem, que não revelou o seu nome, por razões de segurança, afirmou que os pais da jogadora não noticiaram a sua morte devido a ameaças por parte dos talibãs.

A ativista Sahraa Karimi partilhou, no Twitter, rede social onde tem mais de 160 mil seguidores, uma fotografia onde aparece Mahhabin, uma das grandes promessas do voleibol afegão.

Os talibãs têm perseguido as mulheres que procuram praticar desporto no país, principalmente as que participam em torneios internacionais, recorda o jornal ABC.  Ainda há um mês a BBC denunciou, as ameaças dos fundamentalistas islâmicos que agora governam o Afeganistão a atletas de seleções nacionais de vários desportos. Foi então notícia a morte de uma jogadora da equipa nacional sénior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jogadoras afegãs refugiadas em Portugal surpreendidas pela capitã da seleção de futebol. Esta quinta-feira vão voltar a calçar as chuteiras

Zahra Fayazi, membro da equipa técnica da seleção de voleibol, e ex-jogadora, que conseguiu fugir para o Reino Unido, descreveu a situação que as atletas afegãs enfrentam:

As nossas jogadoras tiveram de abandonar as suas províncias, e ir viver para outros sítios. Elas tiveram, até, de queimar o seu equipamento desportivo, para se salvarem, e para salvar as suas famílias. Não queriam ter com elas nada relacionado com desporto. Estão assustadas.”, disse Fayazi.

Os relatos de perseguição, por parte de talibãs, a mulheres, através de medidas como a proibição da prática desportiva ou do acesso à educação, têm-se vindo a acumular desde que os talibãs assumiram o controlo do Afeganistão.

“O Afeganistão está muito perigoso”, conta jogadora afegã em Portugal