Três crianças foram encontradas no domingo, em Houston, Estados Unidos, com indícios de terem sido abandonadas há meses, num apartamento onde também estava o esqueleto de uma quarta criança, anunciou esta segunda-feira o xerife local.

Uma das crianças, de 15 anos, ligou para a esquadra do xerife do condado de Harris na tarde de domingo e disse às autoridades que o seu irmão de 9 anos estava morto há um ano. O corpo estava dentro do apartamento, explicou o polícia em conferência de imprensa.

Os agentes encontraram o adolescente e dois outros irmãos, com 10 e 7 anos, a viver sozinhos no apartamento, disse o xerife do condado de Harris, Ed Gonzalez, acrescentando que o esqueleto da outra criança também ali estava.

Parece que os restos mortais estavam ali há muito tempo. E eu sublinho ‘muito tempo'”, disse Gonzalez.

Os três “viviam em condições bastante deploráveis”, descreveu o xerife, adiantando que parecia que as crianças sobreviventes estavam “a cuidar umas das outras”, com o irmão mais velho a tomar conta dos dois mais novos, mas não se sabia ainda se alguma das crianças estava a frequentar a escola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dois mais novos “pareciam estar subnutridos e apresentavam sinais de lesões físicas”, tendo todos sido levados para o hospital para exames e tratamento.

A mãe das crianças e o seu namorado foram localizados no domingo à noite e, de acordo com declarações publicadas pelo xerife na rede social Twitter, “não moravam no apartamento há vários meses”. Ambos estão ainda a ser interrogados.

A investigação está a ser seguida pela polícia criminal e pela unidade encarregada de abusos infantis.