O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,2% no terceiro trimestre, em termos homólogos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística na sua estimativa rápida sobre as Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação em cadeia, com o segundo trimestre, o crescimento da economia foi de 2,9%, acima da média da zona euro (que foi calculada em 2,2%).

O crescimento homólogo de 4,2% compara com os 16,1% que tinham sido reportados no segundo trimestre (também na comparação homóloga) mas essa foi uma variação muito influenciada pelo “efeito de base” associado ao facto de se estar a comparar com o segundo trimestre de 2020, muito impactado pelo início da pandemia.

“A dissipação parcial deste efeito de base traduziu-se num contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB menor que o apurado no trimestre anterior”, explica o INE. “Por sua vez, o contributo da procura externa líquida foi ligeiramente mais negativo no terceiro trimestre, traduzindo um aumento das Importações de Bens e Serviços mais acentuado que das Exportações de Bens e Serviços”.

Na análise em cadeia, com o PIB a subir 2,9%, o INE diz que se verificou um “contributo positivo da procura externa líquida”, que tinha sido negativa no segundo trimestre.

“O crescimento do PIB no 3º trimestre de 2021 reflete a diminuição gradual das restrições impostas pela pandemia, acompanhando o aumento do ritmo de vacinação contra a Covid-19, após dois trimestres com resultados opostos: a forte redução do PIB no 1º trimestre (-3,3%), determinada pelo confinamento geral e um aumento de 4,4% no 2º trimestre, marcado pelo levantamento gradual das restrições à mobilidade”, remata o INE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Crescimento em cadeia acima da média europeia

O crescimento de 2,9% (em cadeia) ficou acima da média da zona euro, que foi calculada também esta sexta-feira em 2,2%, pelo Eurostat.

Esse crescimento europeu, em base trimestral, foi um valor que superou as estimativas dos analistas, que se dividiam entre os 2% e os 2,1%. No trimestre anterior, a evolução em cadeia também tinha sido de 2,2% na zona euro.

Entre os 11 países cujos dados foram compilados esta sexta-feira pelo Eurostat, Portugal aparece com o terceiro maior crescimento trimestral, só superado pelos 3,3% da Áustria e os 3% de França.

A economia espanhola, por seu turno, expandiu-se menos do que Portugal – 2% – e Itália viu o PIB crescer 2,6%. Todos os outros países, entre os 11 para os quais há dados, cresceram menos de 2% em base trimestral.

Economia continuará a crescer acima da média nos próximos anos, diz João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, considerou que os dados sobre o crescimento do PIB no terceiro trimestre “reforçam a confiança de que Portugal continuará a crescer acima da média europeia nos próximos anos”.

Em comunicado, o gabinete de João Leão começa por realçar que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,2% no terceiro trimestre face ao período homólogo e de 2,9% em cadeia, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) é “bem acima da média da zona euro (3,7% em termos homólogos e 2,2% em cadeia)”.

Face ao trimestre anterior, “Portugal apresenta, à data de hoje, o terceiro maior crescimento entre os países da zona euro”, sendo impulsionado pela procura externa líquida que apresentou uma forte recuperação no terceiro trimestre, acrescenta o gabinete.

Para o ministro das Finanças, citado no comunicado, “os dados hoje conhecidos reforçam a confiança de que Portugal continuará a crescer acima da média europeia nos próximos anos, permitindo que o nível de bem-estar dos portugueses convirja com a dos restantes países europeus”.

*com Agência Lusa