A Marinha resgatou esta quinta-feira 37 homens de uma embarcação que navegava em águas internacionais, a sul do Algarve, tendo chegado ao porto de Portimão cerca das 15h30 desta quinta-feira. O SEF avançou que são “alegadamente oriundos do Norte de África”.

Ao Observador, Isilda Gomes, presidente da câmara municipal de Portimão, confirma que os 37 homens irão ficar alojados em tendas climatizadas no interior do porto de Portimão recebendo auxílio logístico da câmara portimomense.

Isilda Gomes explica que a Proteção Civil da cidade esteve durante toda a manhã a montar cerca de cinco tendas e que irá fornecer aos 37 homens alimentação, dormidas e testes à Covid-19. Estas 37 pessoas vão ficar naquele local até que as autoridades determinem um outro local sem que haja qualquer previsão de tempo.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras refere que os 37 migrantes, “alegadamente oriundos do Norte de África” e que foram detetados ao largo de Vila Real de Santo António, vão ser instalados no Ponto de Apoio Naval — Cais da Marinha, em Portimão, onde será assegurada a realização dos testes à Covid-19 e garantida a assistência humanitária, “em particular as necessidades básicas de alimentação e assistência médica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O SEF precisa que juntamente com a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública estão a desenvolver “todos os procedimentos previstos nestas situações”, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O SEF refere ainda que, posteriormente, serão promovidas por este serviço de segurança “todas as diligências necessárias para avaliação da situação e promoção das medidas adequadas ao caso”.

Segundo o comandante da Zona Marítima do Sul, a embarcação foi avistada por um navio mercante ao final do dia de quarta-feira, tendo sido deslocados meios da Marinha para o local, que “aos primeiros alvores” da manhã desta quinta-feira abordou os tripulantes.

Ao avistarem a corveta da Marinha, os homens “pediram auxílio”, acabando por ser recolhidos em águas internacionais, a 37 milhas náuticas a sul da costa algarvia, na faixa atlântica correspondente à zona entre Vila Real de Santo António e Tavira, precisou a mesma fonte.

De acordo com Fernando Rocha Pacheco, ainda não foi verificada a nacionalidade dos tripulantes, suspeitando-se que são marroquinos, o que será apurado após inquirições que serão conduzidas em terra pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que estará no local onde o navio atracará.

Em comunicado, a Marinha adiantou que os homens navegavam numa embarcação de madeira com sete metros e que o navio da Marinha com os tripulantes resgatados se dirige “agora para o Ponto de Apoio Naval de Portimão, onde se prevê que chegue durante esta tarde”.

Segundo Fernando Rocha Pacheco, os homens “encontram-se bem de saúde”, havendo apenas um que “se queixa de dores num pé”.

Para já, a situação está a ser encarada pelas autoridades como uma “ação de salvamento” e só “diligências posteriores podem confirmar se são migrantes”, concluiu.

A costa algarvia tem recebido nos últimos dois anos vários desembarques ilegais de migrantes marroquinos.