Marcelo Rebelo de Sousa revelou esta quinta-feira que será operado, antes do Natal, a uma pequena hérnia inguinal de oito centímetros, em princípio no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.

O Presidente da República lembrou que foi operado de urgência a uma hérnia umbilical no final de 2017 e que “não deu para fazer uma dupla intervenção”, tendo ficado a resolução total do problema adiada até este ano, o que significa que “as festas do Natal serão reduzidas ao mínimo”.

Marcelo “acordou muito bem disposto” e deverá ter alta antes do fim do ano

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu viveria com esta hérnia”, ressalva Marcelo, mas diz que o conselho dos médicos é que é “prudente” ser operado para evitar que a hérnia “estrangule”. O chefe de Estado salienta ainda que a intervenção cirúrgica não ocorrerá durante a campanha eleitoral, referindo no entanto que se “retiraria” de cena durante esse período.

Sobre a data em específico da operação, Marcelo diz que ainda não está marcada. “Ainda não está marcado o dia, mas deve ser próximo do Natal.”.

Certo é que a operação será “no setor público, como foi da última vez. Desta vez, no setor público militar, e não civil”, já que se trata do “Comandante Supremo das Forças Armadas”.

Quando Marcelo Rebelo de Sousa foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no dia 28 de dezembro de 2017, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, teve de cancelar toda a sua agenda até ao final desse ano e a abrandar o ritmo nas semanas seguintes.

O que é uma hérnia umbilical encarcerada? A causa da operação a Marcelo