789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu o advogado António Serra Lopes

Este artigo tem mais de 2 anos

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, António Serra Lopes, um dos mais destacados advogados da sua geração, foi consultor do Governo e diretor jurídico do grupo CUF. Tinha 87 anos.

António Serra Lopes na abertura das Comemorações do Centenário da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, em 2013
i

António Serra Lopes na abertura das Comemorações do Centenário da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, em 2013

Gerardo Santos / Global Imagens

António Serra Lopes na abertura das Comemorações do Centenário da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, em 2013

Gerardo Santos / Global Imagens

(Em atualização)

António Serra Lopes, um dos mais destacados advogados da sua geração, morreu esta sexta-feira, comunicou a Ordem dos Advogados. Serra Lopes tinha 87 anos.

No Facebook, a filha, a jornalista Inês Serra Lopes, recordou o pai, “vertical, intransigente, divertido, extraordinariamente inteligente, com o maior sentido de humor e uma imaginação verdadeiramente prodigiosa”. “Um dos melhores advogados da sua geração”, “foi muito mais do que isso”, um homem que “seguiu a vida cortando a direito, fazendo sempre, exclusivamente, o que a sua consciência ditava” e “um pilar fundamental” da sua família.

“Por toda a parte encontro pessoas, as mais diversas, que têm uma palavra, uma lembrança, um sorriso, um piada, uma das inúmeras e inultrapassáveis histórias do meu pai. Muito orgulho, querido pai. Deve estar sentado à direita do Pai, a contar-lhe as suas histórias. Vão ouvir-se gargalhadas no céu! Descansa em paz. You’ve earned it!”, escreveu Inês Serra Lopes.

Marcelo lamenta perda de um dos “mais notáveis” advogados

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou também este sábado a morte do advogado António Serra Lopes, considerando que a “advocacia portuguesa perdeu um dos seus mais notáveis membros”.

O advogado António Serra Lopes morreu esta sexta-feira, aos 87 anos, segundo um comunicado divulgado hoje pela Ordem dos Advogados.

Numa nota no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta a morte do advogado António Serra Lopes, seu amigo de décadas, enviando à mulher, Maria de Jesus Serra Lopes, e demais Família enlutada, as mais sentidas condolências”.

“A advocacia portuguesa perdeu um dos seus mais notáveis membros”, enalteceu.

De acordo com o chefe de Estado, António Serra Lopes dedicou a sua vida ao direito e à prática da advocacia, “tendo-se notabilizado entre os seus pares pela defesa intransigente dos direitos fundamentais e pela procura da Justiça”.

“Empenhou-se com rigor e determinação nas causas que abraçou”, elogiou.

António Serra Lopes nasceu a 6 de agosto de 1934, em Lisboa. Licenciou-se em Direito em dezembro de 1958, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e inscreveu-se como advogado em de maio de 1962, exercendo na comarca de Lisboa. Frequentou também o curso de Direito Comparado na Faculdade Internacional de Direito Comparado de Estrasburgo, que concluiu em 1967.

Serra Lopes inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil em 1975, trabalhando no país, na Sociedade de Advogados Gouvea Vieira, José Nabuco & Associados, no Rio de Janeiro, entre esse ano e o de 1980.

Em Portugal, foi consultor do Governo e advogado e diretor jurídico do grupo CUF. Apesar dos muitos convites que recebeu, de figuras como Sá Carneiro ou Cavaco Silva, rejeitou sempre entrar para o mundo da política. Era membro da Union International des Avocats, da International Bar Association e do Centro de Arbitragem da Associação Comercial de Lisboa.

Serra Lopes era casado com a também advogada Maria de Jesus Serra Lopes, a primeira mulher a ocupar o cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados, nos anos 90, e antiga conselheira de Estado entre 1996 e 2005.

O velório do advogado decorre este sábado à tarde, pelas 16h30, na Igreja da Ressurreição, em Alvide, em Cascais, informou a Ordem dos Advogados. A encomendação (cerimónia conduzida por um padre, mas sem missa) está marcada para este domingo, às 12h30.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora