O líder dos Países Baixos diz que o comportamento das pessoas que estão na rua a protestar contra as restrições anti-Covid “nada tem que ver com manifestações”. Em declarações à imprensa holandesa, Mark Rutte disse que os motins são “uma pura explosão de violência direcionada contra a nossa polícia, contra os nossos bombeiros, contra os condutores das ambulâncias”

Pelo menos 130 pessoas foram detidas, quatro ficaram feridas e vários agentes da policia sofreram também ferimentos, desde sexta-feira, quando a violência eclodiu em Roterdão.

Rutte, que é primeiro-ministro interino, diz continuar a apoiar firmemente o direito à manifestação, como pilar do Estado de Direito, mas considera que os motins em causa são algo inaceitável. “Nunca vou aceitar que idiotas usem pura violência contra as pessoas que trabalham para nós todos os dias, para manter o nosso país seguro, sob o pretexto de ‘estamos insatisfeitos’”.

O primeiro-ministro holandês garantiu que a polícia e o sistema judiciário estão a fazer todos os possíveis para encontrar os culpados por estes motins.

Este não foi o primeiro episódio de violência nos Países Baixos desde que as restrições anti-Covid foram impostas, mas está a ser o mais aceso.

“Orgia de violência” em Roterdão termina com dois feridos e 51 detidos

Em janeiro, manifestantes atacaram a polícia e iniciaram incêndios nas ruas de Roterdão, quando foi implementado um recolher obrigatório.

Os Países Baixos aumentaram as restrições na semana passada, depois de um aumento acentuado de casos de Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR