O compositor e letrista Stephen Sondheim, figura de destaque do teatro norte-americano, morreu esta sexta-feira aos 91 anos.

Conhecido por ter composto letras de musicais como “West Side Story”, “Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street” e “Into The Woods”, estes últimos dois com a atuação de Johnny Depp, Stephen Sondheim venceu inúmemeros prémios ao longo da sua longa carreira.

Com mais de 60 anos de trabalho, o compositor teve o primeiro grande lançamento com “West Side Story”, quando tinha 27 anos. Em 1963, o musical com música e letras de Sondheim, “A Funny Thing Happened on the Way to the Forum”, ganhou o Prémio Tony de melhor musical.

Ao todo, o Stephen Sondheim venceu nove Tony, um Óscar – pela canção Sooner or Later, cantada por Madona), oito Grammy e um Pulitzer.

Em 2008, Stephen Sondheim ganhou um Prémio Tony honorário pela sua contribuição para o teatro, especificamente para o género musical.

O escritor britânico Neil Gaiman, conhecido pelas suas novelas gráficas, como Sandman e American Gods, lamentou na rede social Twitter a morte do compositor.

Também o produtor Cameron Mackintosh já reagiu à morte de Sondheim, dizendo que “o teatro um dos seus maiores génios da escrita. Infelizmente, o céu tem agora um gigante lá. O brilhantismo de Stephen Sondheim vai continuar entre nós pois os as suas músicas e espetáculos vão continuar a ser reproduzidos por todo o sempre”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR