A vaga de frio que continua a afetar a costa norte e oeste do Japão já obrigou ao cancelamento de voos, a interrupções nos caminhos de ferro e ao encerramento temporário de vias rodoviárias, originando ainda longos congestionamentos (há relatos de vários veículos encalhados nas estradas). Algumas cidades no oeste do Japão estão, inclusivamente, a registar níveis recorde no que à queda de neve diz respeito.

O jornal The Japan Times dá o exemplo de Hikone, uma cidade japonesa localizada na província de Shiga, onde se acumularam 68 centímetros de neve; já em Asago, na província de Hyogo, foram 71 centímetros em 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em ambos os casos, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (serviço meteorológico do governo nipónico), foi a maior queda de neve registada naquelas cidades. É esperado que o acentuado nevão continue até terça-feira, com a agência a alertar para o perigo das estragas congeladas.

Já no domingo, devido ao forte nevão, mais de 100 voos domésticos foram cancelados, de acordo com as duas maiores companhias aéreas do Japão citadas pela Reuters. A ANA Holdings interrompeu 79 voos, afetando cerca de 5.100 passageiros, enquanto a Japan Airlines Co cancelou outras 49 ligações aéreas, deixando em terra 2.460 passageiros.

Há pelo menos quatro pessoas feridas em acidentes durante a limpeza da neve, de acordo com a agência noticiosa japonesa Kyodo. A Agência Meteorológica Japonesa alerta ainda para o risco de avalanches e apela aos cidadãos que permaneçam dentro de casa nas áreas afetadas.