A informação começou a correr poucos minutos depois da vitória em tribunal como uma mera intenção, a informação está agora a ser divulgada poucas horas depois da vitória em tribunal como uma confirmação: de acordo com o que foi transmitido pelo pai do atleta a jornalistas sérvios próximos da família Djokovic, o número 1 do ATP teria voltado a ser detido pelas autoridades australianas, permanecendo nas instalações onde foi ouvido duas horas depois. No entanto, tudo aponta para que já tenha sido libertado.

PCR positivo a 16, dois eventos sem máscara a 17, teste negativo a 22: a cronologia dos dias em que Djokovic terá estado infetado

Apesar da decisão do juiz, o governo federal australiano tem a possibilidade de cancelar o visto de Djokovic. Para isso, teria de haver um exercício dos “poderes pessoais de cancelamento” que estão ao alcance do ministro responsável pela pasta da imigração, cargo ocupado por Alex Hawke. Porém, segundo o jornal australiano The Age, o ministro não irá tomar essa decisão – pelo menos esta segunda-feira. Mas o Governo voltou a lembrar que esses poderes existem e as autoridades estão no direito de usá-los.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estou muito feliz e agradecido depois de o juiz ter revertido o cancelamento do meu visto. Apesar de tudo o que aconteceu, estou aqui para ficar e tentar competir no Open da Austrália. Continuo focado nisso. Viajei para cá para jogar um dos mais importantes eventos que temos perante fãs fantásticos. Para já não posso dizer mais a não ser agradecer a todos aqueles que estiveram comigo neste processo e que me encorajaram a manter-me forte”, escreveu o jogador nas redes sociais após treinar na Rod Laver Arena.

“Agradecemos ao juiz que olhou para toda a história de forma séria e analisando todos os factos. Como família foi algo complicado, somos muito emocionais com o meu irmão. É muito complicado defender o Novak e ao mesmo tempo não ofender ninguém. Lutamos pela justiça e pelas regras da lei. Fizemos tudo para seguir todos os procedimentos e para mostrar a todos no mundo que precisamos enviar amor ao Novak”, começou por dizer Djordje, irmão do tenista, numa conferência da família na Sérvia onde revelou também que, depois de ter sido libertado, o número 1 do ranking ATP fez um treino no court.

“Quero agradecer a todos aqueles no mundo que o apoiaram e estiveram com ele em Melbourne em frente ao que chamavam hotel. Esta foi a maior vitória da sua carreira, uma vitória maior do que qualquer Grand Slam. Ele não fez nada de mal, ele não violou nenhuma das suas leis. Ele foi alvo de assédio. Lutámos contra o sistema e o governo porque tínhamos o direito a estar lá. Nunca tínhamos enfrentado uma situação deste género”, apontou a mãe do jogador, Dijana, que admitiu ainda não ter conseguido contactar com o filho em vários momentos do processo, não sabendo por isso o que se estava a passar.

Antes, Rafa Nadal, espanhol que será um dos grandes adversários do sérvio do torneio, comentou toda a situação criada em torno do sérvio, descrevendo o que se passou em torno do jogador como “um circo”.

“O que posso dizer da situação? No final, totalmente correto. Nada mais. A justiça é que se tem de pronunciar sobre este caso e sou sempre um defensor da justiça, em todas as causas. No final montou-se um circo em torno de muitas histórias. Posso estar ou não de acordo com algumas coisas de Djokovic mas sem dúvida que a justiça falou e depois disso tem direito a jogar o Open da Austrália. Se é um herói ou um vilão? Às vezes penso que as redes sociais vieram radicalizar um pouco o mundo porque há carta branca para dizer muitas coisas que depois na cara ninguém diz. Cada um tem de ser livre para tomar as suas próprias decisões e cada um tem de assumir as consequências dessas decisões”, destacou à Onda Cero.

Como conta a correspondente da BBC em Melbourne, os apoiantes de Novak Djokovic passaram do exterior do tribunal para a Federation Square em festa, gritando palavras de ordem como “Liberdade”, mas existiu depois um ambiente diferente de incerteza duas horas depois com várias pessoas a ligarem para os seus familiares na Sérvia tentando perceber o que está a demorar na libertação do jogador após a decisão.

Segundo a imprensa australiana, os ânimos exaltaram-se ao ponto de a polícia ter decidido usar gás pimenta na altura em que uma viatura, onde deveria seguir o jogador, ter abandonado o tribunal.

Djokovic. Tribunal australiano ordena libertação imediata do tenista

Apesar da decisão favorável do tribunal, continua a existir muitas dúvidas sobre o teste positivo do jogador, que teria servido para pedir a isenção médica com que partiu de viagem do Dubai para a Austrália: entre os documentos apresentados pelo sérvio está um teste positivo ao novo coronavírus no dia 16 e um teste PCR já negativo no dia 22. Pelo meio, o jogador esteve numa cerimónia no seu país sem máscara junto de crianças no dia 17 e fez uma produção fotográfica para o jornal francês L’Équipe no dia 18.