É quase uma imagem da praxe: as fotografias na zona da Tribuna, no relvado do Dragão, ao lado do líder do clube, Pinto da Costa. Neste caso, o estádio ficou apenas como fundo numa montagem e a primeira imagem do reforço surgiu com a camisola dos azuis e brancos junto a uma parede branca. Ainda deverão existir mais momentos do dia 1 no FC Porto mas, depois de ter testado positivo à Covid-19, Stephen Eustáquio teve nesse particular uma apresentação diferente. Ainda assim, uma apresentação. E já como dragão.

Rúben Semedo para a semana, lateral logo se vê, Eustáquio para já: médio reforça FC Porto por empréstimo

“É um orgulho. Trabalhei muito para chegar até aqui, mas, como diz o meu pai, o mais difícil é manter e não chegar. Venho com muita ilusão e muita vontade de começar a trabalhar. Fiquei muito feliz. Foi uma notícia que recebi com agrado e acredito que é merecido, porque sempre trabalhei para isto. Sei que é um desafio muito grande mas aqui estou eu pronto a trabalhar para conseguir resultados”, comentou o jogador nas primeiras declarações como reforço dos azuis e brancos aos meios do clube.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vida no Olival? Espero um treino competitivo, como é óbvio. Vou estar lá para dar o máximo e conto ser muito bem recebido. Aprender com Sérgio Conceição? As expetativas são altas. Acredito que vou crescer muito com ele e que vai potenciar muito as minhas caraterísticas. Já só penso em começar a trabalhar”, acrescentou, antes de deixar também uma mensagem aos adeptos dos dragões: “Continuem a apoiar a equipa. Tal como vocês vou dar o máximo para ajudar este grande clube a alcançar os objetivos”.

Nascido em Leamington, no Ontario, o médio de 25 anos fez a formação entre os Nazarenos e a U. Leiria, tendo começado a destacar-se ao serviço do Torreense, antes de passar por Leixões e Desp. Chaves, onde deu mais nas vistas no plano nacional, antes de rumar ao México para o Cruz Azul, equipa então treinada por Pedro Caixinha. Depois de ter contraído uma lesão grave, chegou primeiro por empréstimo ao P. Ferreira e ficou a título definitivo, fazendo uma grande temporada em 2020/21 e estando mesmo na linha da frente para uma eventual saída de Sérgio Oliveira logo no verão, o que não aconteceu.

Agora, Eustáquio vai aumentar as soluções de Sérgio Conceição no meio-campo, juntando-se aos habituais titulares Uribe e Vitinha além de Grujic e Bruno Costa (que foi nos últimos dois jogos adaptado a lateral direito), havendo a hipótese de colocar mais recuados Otávio ou Fábio Vieira. E o canadiano pode não ser a única contratação neste mercado, podendo chegar ainda um central e um lateral direito.