Felizmente para os devotos dos veículos eléctricos e lamentavelmente para os amantes dos modelos com motores de combustão, as mais rápidas berlinas desportivas do mercado, produzidas em grande série, são as primeiras (eléctricas) e não as segundas. E agora já não é apenas com o Tesla Model S Plaid que os construtores alemães, como a Audi, BMW, Mercedes e Porsche, que sempre lideraram este segmento, se têm de preocupar, pois à marca de Elon Musk juntou-se a Lucid Motors, construtor ainda mais jovem do que a Tesla, mas que já colocou no mercado um respeitável Air Dream Edition.

A Drag Times, especialista em provas de arranque, opôs desta vez os dois monstros em pele de cordeiro, pois são berlinas discretas por fora, com habitáculos espaçosos e confortáveis por dentro, mas equipadas com mecânicas capazes de fornecer mais de um milhar de cavalos, o suficiente para colocar em sentido não só as tradicionais berlinas familiares desportivas, como até mesmo os superdesportivos da Ferrari ou Lamborghini.

Na pista esteve presente o Lucid Air Dream Edition Performance, a primeira versão a ser produzida e que está equipada com três motores que totalizam 828 kW, o equivalente a 1126 cv. A bateria maior, com 113 kWh, obriga-o a carregar mais cerca de 198 kg, mas a vantagem dos 91 cv adicionais pode fazer a diferença. Isso e o facto de não dispor da possibilidade de aquecer a bateria.

Como adversário do Lucid Air apresentou-se o Tesla Model S Plaid, que tem menos potência e peso. A bateria com 100 kWh ajuda na “leveza”, mas penaliza-o na autonomia, que ainda é de 637 km, longe pois dos 758 km do Air. Mas no que respeita à velocidade e capacidade de aceleração, com 322 km/h e 0-96 km/h (0-60 mph) em 1,99 segundos, bate os 270 km/h e 2,5 segundos do Lucid.

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A prova de aceleração da Drag Times surge aqui como um tira-teimas, apesar da temperatura que se fazia sentir, em torno dos 9ºC, não facilitar a obtenção de melhores tempos. De realçar que as provas de aceleração foram realizadas com modelos de série, pertencendo a privados e equipados com pneus normais, Pirelli no Air e Michelin no Model S. Foram realizadas quatro acelerações, duas com ambos os modelos nas condições ideais e uma terceira em que o Plaid tinha o launch control desligado. A 4ª prova de aceleração foi executada com partida lançada a 40 km/h (25 mph).

Como se esperava, o Lucid Air revelou-se extremamente rápido, mas não chegou para o Tesla Model S, que bateu o seu rival claramente nos dois primeiros arranques com partida parada. Com o launch control desligado no Tesla, o Lucid ganhou, mas por pouco, para o arranque lançado voltar a sorrir ao Model S Plaid. Os melhores tempos foram fixados pelo Plaid, com 2,56 segundos de 0-60 mph e o ¼ de milha em 9,67 segundos (sem launch control o valor caiu para 10,21 segundos).

Mas o melhor está reservado para a próxima sessão de testes, onde a este duo de luxo, Lucid e Tesla, se vai juntar o Porsche Taycan Turbo S. Então, vamos saber quem é o melhor.

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