789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Sinto-me a pessoa mais sortuda do mundo." Agora sim, em nome próprio: Tom Brady anuncia o fim da carreira

Este artigo tem mais de 2 anos

Depois das notícias do fim de semana, que nunca tiveram confirmação oficial, Tom Brady tomou as rédeas do próprio destino: o melhor jogador da história do futebol americano anunciou o fim da carreira.

Tampa Bay Buccaneers v New England Patriots
i

O atleta de 44 anos conquistou sete vezes o Super Bowl, algo que nunca ninguém tinha alcançado

Getty Images

O atleta de 44 anos conquistou sete vezes o Super Bowl, algo que nunca ninguém tinha alcançado

Getty Images

Agora sim, é oficial: ao fim de 22 anos, sete Super Bowls e um sem fim de recordes, Tom Brady terminou a carreira. A notícia já tinha sido adiantada no fim de semana, sempre sem confirmação oficial, e algumas publicações chegaram mesmo a dizer que o jogador ainda não tinha tomado nenhuma decisão. Agora, Brady confirmou o fim de uma era.

“Sempre acreditei no futebol americano como uma proposição all in — se não existe um compromisso a 100% não vais ser bem sucedido, e o sucesso é aquilo que eu tanto adoro no nosso desporto. Existe um desafio físico, mental e emocional todos os dias que me permitiu maximizar o meu maior potencial. E eu dei o meu melhor nestes últimos 22 anos. Não existem atalhos para o sucesso, seja no campo ou na vida. É difícil escrever isto mas aqui vai: eu não vou voltar a fazer esse compromisso competitivo. Adorei a minha carreira na NFL e agora é tempo de concentrar o meu tempo e a minha energia noutras coisas que requerem a minha atenção”, escreveu o jogador de 44 anos no Instagram, no início de uma longa publicação onde deixou agradecimentos à família, aos amigos e aos Tampa Bay Buccaneers, a última equipa que representou.

No texto, Tom Brady dedica longos parágrafos a todo o universo dos Bucaneers, com quem conquistou o último Super Bowl, na época passada. “Refleti muito na última semana e fiz perguntas difíceis a mim mesmo. E estou tão orgulhoso daquilo que alcançámos. Os meus colegas, treinadores, adversários e adeptos merecem 100% de mim mas, neste momento, o melhor é deixar o campo para a próxima geração de atletas dedicados e comprometidos. Aos meus colegas nos Bucs nos últimos dois anos: eu adoro-vos, malta, e adorei ir para a batalha convosco. Vocês esforçaram-se tanto para se desafiarem e inspiraram-me a levantar-me todos os dias e dar-vos o meu melhor. Vou estar sempre aqui para vocês e quero continuar a ver-vos superar-se para darem o vosso melhor. Não podia estar mais feliz com aquilo que alcançámos juntos”, acrescentou o norte-americano, que terminou com palavras para a família e especialmente para a mulher, a modelo brasileira Gisele Bündchen, escrevendo até uma frase em português.

“Aos meus pais e à minha família inteira (e à família alargada dos inúmeros amigos), adoro-vos e obrigado pelo vosso apoio e amor infindáveis. Não era capaz de imaginar o tempo e a energia que me deram nos últimos 30 anos de futebol americano. Nunca poderei recompensar-vos. Saibam apenas que vos adoro muito. Finalmente, à minha mulher, Gisele, e aos meus filhos, Jack, Benny e Vivi. Vocês são a minha inspiração. A nossa família é o meu maior sucesso. Saí sempre do campo e fui para casa para a mulher mais carinhosa que fez tudo pela nossa família para permitir que me concentrasse na minha carreira. A abnegação dela permitiu-me chegar a novos patamares profissionalmente e não tenho palavras para explicar o que significa para mim e para a nossa família. Te amo, amor da minha vida”, afirmou.

O fim de uma era que transformou uma sexta escolha no melhor de sempre: Tom Brady anuncia retirada 22 anos depois

A ideia do fim da carreira de Tom Brady começou a desenhar-se na semana passada, quando os Tampa Bay Buccaneers foram eliminados pelos Los Angeles Rams nos playoffs da NFL e falharam o acesso ao Super Bowl, onde iriam defender o título. O jogador garantiu que ia pensar e tomar uma decisão em breve e lembrou desde logo que queria dedicar-se à família depois de mais de duas décadas de competição ao mais alto nível. No fim de semana, praticamente toda a imprensa norte-americana deu como garantido que Brady já não voltaria aos relvados, sem que este o confirmasse — e com a Associated Press a avançar até que o atleta ainda não tinha tomado uma decisão definitiva. Agora, esta terça-feira, Tom Brady tomou as rédeas do próprio destino, como sempre fez, e pôs um ponto final na história do melhor jogador de sempre do futebol americano.

Longe de ser um predestinado, Tom Brady foi a escolha 199 na sexta ronda do draft de 2000 da NFL, aterrando nos New England Patriots, onde acabaria por tornar-se uma autêntica lenda. Em 2020, de forma inesperada, mudou-se para os Tampa Bay Buccaneers e ainda foi a tempo de vencer mais um Super Bowl. No entretanto, somou títulos e recordes: é o jogador com mais Super Bowls, sete, o único quarterback a ter conquistado o Super Bowl em três décadas diferentes, o mais velho a ganhar e a ser MVP, o único a ter sido MVP com duas equipas diferentes e o dono dos registos máximos da NFL em jardas, passes para touchdown, jogos e vitórias.

Podemos ter visto o último dia da carreira de Tom Brady. E está tudo bem com isso

22 anos depois do início de tudo, Tom Brady despede-se. E uma das últimas frases do texto que esta terça-feira publicou nas redes sociais para anunciar o fim da carreira é a melhor demonstração da humildade que sempre soubemos que tem: “Sinto-me a pessoa mais sortuda do mundo.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora