Há cada vez mais clientes que vêem os SUV tradicionais como veículos com aspecto demasiado pesadão e volumoso, preferindo soluções mais dinâmicas e com ar mais ligeiro, ainda que apenas relativamente. Daí que tenham surgido os SUV coupé, destinados a satisfazer especificamente esta exigência, ainda que à custa de um menor espaço no habitáculo e na mala, como é o caso do novo Enyaq Coupé iV .
Face ao já conhecido Enyaq iV, o SUV eléctrico da Skoda, o agora introduzido Enyaq Coupé iV distingue-se por exibir um tejadilho com uma linha mais fluída, que descai suavemente rumo à traseira, que também é menos vertical do que a versão normal, optimizada para maximizar o volume interior. Com este argumento, similar ao utilizado pela Audi no Q4 Sportback e-tron e pela VW no ID.5, também eles concebidos sobre a plataforma MEB do grupo, o Enyaq Coupé melhora o coeficiente de penetração aerodinâmica de 0,257 para 0,234, o que se traduz numa maior economia em auto-estrada e, por tabela, numa autonomia superior. A versão que é capaz de percorrer mais quilómetros com uma só carga é o Enyaq Coupé iV 80, que anuncia 545 km.
Ligeiramente mais comprido (4 mm), o tejadilho mais curvo do novo SUV obriga apenas a abrir mão de 15 litros na capacidade para bagagens (585 contra 570 dm3), restando saber se surge alguma limitação para a estatura de quem se senta atrás. O Enyaq Coupé iV será proposto entre nós com dois packs de bateria (62 e 82 kWh de capacidade bruta), além de quatro níveis de potência, dois com apenas um motor atrás e outros tantos com dois motores (um por eixo, para assegurar tracção integral).
Com a bateria mais pequena, que assegura uma capacidade útil de 58 kWh, e apenas um motor de 180 cv, o Skoda Enyaq Coupé iV 60 posiciona-se como a configuração mais acessível e reclama 411 km de autonomia. Depois surge o Enyaq Coupé iV 80, equipado com um motor de 204 cv, alimentado por um acumulador com 77 kWh úteis, que garante 545 km entre recargas – um incremento de 8 km face ao Enyaq standard, com a mesma bateria.
Com dois motores e tracção 4×4, a Skoda oferece o Enyaq Coupé iV 80X, com um total de 265 cv, bateria de 77 kWh e 496 km de autonomia, para o topo de gama do novo SUV coupé ser representado pela versão RS, a mais desportiva. Esta anuncia 299 cv (se a temperatura da bateria estiver entre 23 e 50ºC e o nível de carga for superior a 88%) e monta igualmente a bateria de 77 kWh, da qual retira a capacidade de percorrer 490 km até acabar a carga. É também o Enyaq Coupé RS o único que está limitado a 180 km/h, pois os restantes Enyaq ficam-se pelos 160 km/h, sendo ainda aquele que consegue ir de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. O SUV coupé RS é o único a montar de série a Crystal Face, a grelha iluminada da Skoda.
Ainda não há preços definidos para o novo Enyaq Coupé iV, com a Skoda a prever a sua chegada ao nosso mercado por volta do final de Maio, por um valor ligeiramente superior ao Enyaq “convencional”, em igualdade de mecânica e acabamentos.