A carrinha Scala e o SUV Kamiq são dois dos modelos mais populares da Skoda em Portugal e foram ambos alvo da atenção dos engenheiros e dos designers do construtor checo do Grupo Volkswagen. Por um lado, a estética exterior passa a usufruir de ligeiras melhorias, por outro, o habitáculo conta agora com um equipamento reforçado e os motores evoluem em termos de eficiência, para diminuir o consumo.



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O Kamiq é um SUV do segmento B, rivalizando directamente com os modelos mais vendidos desta bitola, respectivamente o Peugeot 2008 e o Renault Captur. Com 4,241 m de comprimento, 1,793 m de largura e 1,531 m de altura, este que é o SUV mais pequeno da Skoda exibe ainda uma distância entre eixos de 2,651 m, o que o posiciona entre os mais habitáveis do segmento, apelando simultaneamente aos condutores que pretendem um SUV, mas sem afastar os que visam uma carrinha, ainda que mais volumosa.

Com o restyling agora introduzido, o Kamiq herda uma grelha maior, a que alia faróis LED e novos pára-choques à frente e atrás. Para quem persegue uma condução mais dinâmica, a versão Monte Carlo passa a disponibilizar uma suspensão 10 mm mais baixa, com amortecedores reguláveis que a adaptam a uma utilização mais rápida, sem depois comprometer o conforto em mau piso.

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Em matéria de motores, o Kamiq continua a usufruir do 1.0 TSI tricilíndrico do grupo, com 95 cv e 116 cv, com este último a fornecer agora mais 6 cv do que anteriormente. Mas a maior diferença está na tecnologia destes motores a gasolina, que passaram a beneficiar das soluções até agora reservadas apenas para o motor tetracilíndico 1.5 TSI de 150 cv, que também está disponível, ou seja, um turbocompressor de geometria variável e a capacidade de desligar cilindros quando a pressão do acelerador é mínima. Para tornar estas unidades mais eficientes, a pressão de combustível aumenta para 350 bar, enquanto o ciclo de funcionamento passa a ser o Miller, em vez de o tradicional Otto.

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O Skoda Scala surge como uma carrinha do segmento C, em virtude de um comprimento de 4,362 m, a mesma largura do Kamiq e praticamente a mesma distância entre eixos (2,649 m em vez de 2,651 m), com uma altura de somente 1,471 m. Curiosamente, esta carrinha com dimensões similares ao VW Golf não é concebida sobre a mesma plataforma do modelo alemão, mas sim sobre a MQB A0, a mesma utilizada pelo VW Polo, para reduzir custos.

O Scala oferece um habitáculo generoso e uma bagageira de 467 litros, maior pois do que a do Kamiq (por este ser mais curto), com ambos os modelos a beneficiar da abertura da bagageira pelo “pé virtual”, conseguindo ainda assim anunciar um peso total de apenas 1216 kg, ligeiramente abaixo do Kamiq, que anuncia 1254 kg. Ainda no interior, destaque para o recurso a materiais mais sustentáveis no revestimento dos assentos e painéis de porta, sendo as melhorias mais evidentes ao nível da instrumentação, assegurada por um novo ecrã de 8”, e no infoentretenimento, cortesia de um ecrã central de maiores dimensões.

Os novos Scale e Kamiq irão ser disponibilizados em breve aos condutores portugueses, colocando-se na gama da Skoda entre o utilitário Fabia e o familiar Octavia.