Está a circular um novo desafio que motiva jovens a desaparecer durante mais de 48 horas, segundo avançam as autoridades espanholas depois de terem sido notificados dois casos de menores.

Chama-se “Desafio de 48 horas” e consiste em não deixar rasto durante tempo suficiente para surgir na lista de desaparecidos. Quanto maior for o número de pessoas à procura do jogador, maior será a pontuação atribuída.

A Proteção Civil espanhola já alertou para o perigo que corre pelas redes sociais, depois de terem sido registados dois casos em Madrid. Uma rapariga de 13 anos, Lucía Cebrían Rodríguez, e uma de 16 anos, Zhenia Maria Maestro García, permaneceram incontactáveis por mais de 48 horas.

Lucía Cebrían Rodríguez esteve desaparecida por cinco dias, tendo-se espalhado pelas redes sociais pedidos de ajuda pela família e amigos para a encontrar. As autoridades também conseguiram localizar a outra menor, que acabou por ir ter à casa dos avós.

De acordo com a ABC, trata-se de um jogo em que os jovens querem alcançar popularidade independentemente das consequências, como já aconteceu anteriormente com a “Baleia Azul” — em que o suicídio correspondia ao último de 50 desafios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A história, os casos e os alertas do jogo “Baleia Azul” em nove pontos

O Observador contactou as autoridades portuguesas para saber se o caso também se verifica em Portugal, mas até ao momento não obteve resposta até à data da publicação deste texto.