A polícia holandesa enviou uma equipa de Operações Especiais para uma loja da Apple em Amesterdão na tarde desta terça-feira, onde um homem armado fez um refém durante um assalto.

Há uma pessoa com uma arma de fogo na loja… as forças policiais estão lá com várias unidades e especialistas para controlar a situação”, afirmou a polícia de Amesterdão na rede social Twitter

De acordo com as autoridades, ainda na mesma rede social, o refém encontra-se já em segurança, tendo o suspeito sido “examinado por explosivos com um robô”. “O refém está em segurança.”

O suspeito foi entretanto abalroado por um carro da polícia, não se sabendo ainda exatamente o que elevou ao atropelamento. Num vídeo publicado no Twitter, é possível ver o momento em que o suspeito é parado, parecendo estar a perseguir outra pessoas momentos antes.

“Sabemos agora que o suspeito não tinha nenhum explosivo no seu corpo e a equipa médica está agora a tratar dele”, explicou a polícia de Amesterdão por volta das 23h00 locais. O homem foi já transportado para um hospital.

A loja da Apple, segundo avança a Reuters, encontra-se em Leidseplein, uma praça localizada no centro da cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o mesmo canal local , citado pela Deutsche Welle, testemunhas na área afirmaram, durante a tarde, terem ouvido tiros. “Tive de correr pela minha vida”, contou uma das testemunhas.

De acordo com o jornal holandês NOS, o roubo foi realizado por volta das 17h00 (hora local, uma hora a mais em relação a Lisboa), e as imagens nas redes sociais mostravam um suspeito armado a segurar, sob a ameaça de uma arma, outro homem.

A praça está vazia, as pessoas estão nos bares e as porta estão fechadas”, afirmou, na tarde de terça-feira, o jornalista Tim Wageakers, que esteve no local.