A Meta, empresa anteriormente conhecida como Facebook e que detém também plataformas como o WhatsApp e o Instagram, lançou esta terça-feira em 175 países, incluindo Portugal, o Reels, a sua plataforma de vídeos curtos com a qual quer concorrer com a rede social chinesa TikTok.
Em comunicado, a empresa cofundada e liderada por Mark Zuckerberg, diz que quer “ajudar os criadores a rentabilizarem o seu trabalho através do Facebook Reels” e diz que “está focada” em “criar oportunidades para os criadores rentabilizarem os seus Reels”, como o “Reels Play bonus program”, uma iniciativa que pode pagar aos criadores elegíveis “mais de 35 mil dólares [cerca de 33 mil euros] por mês com base nas visualizações dos reels”.
Em agosto de 2020, a Meta já tinha lançado esta ferramenta no Instagram em Portugal. No Facebook, o Reels estava apenas disponível nos EUA e desde agosto de 2021. Ao levar o mecanismo para mais países, a Meta leva “novos recursos” para a rede social, como o “remix”, que permite utilizar vídeos de outros utilizadores.
Instagram lançou ferramenta Reels. Será este um potencial rival da TikTok?