O Ministério das Finanças russo disse esta quarta-feira estar a acompanhar a situação dos mercados, após sanções dos Estados Unidos às transações com títulos soberanos russos, e que, se necessário, tomará as “medidas necessárias” para manter a estabilidade financeira.

“O Ministério das Finanças da Rússia, juntamente com o Banco Central da Rússia, continuará a acompanhar de perto a situação nos mercados financeiros e, se necessário, tomará medidas adicionais para fortalecer a estabilidade financeira”, afirmou o ministério, em comunicado citado pela agência EFE.

Desta forma, “para ajudar a fortalecer a estabilidade no mercado de dívida russo, as decisões sobre a colocação de títulos nas próximas semanas serão tomadas tendo em consideração as condições do mercado”, acrescentou.

Na mesma nota, o ministério deu conta de que o Tesouro russo tem “uma quantidade significativa de fundos temporariamente disponíveis”: 4,5 biliões de rublos (56.557 milhões de dólares ou 49.799 milhões de euros), face a 2,2 biliões de rublos (27.634 milhões de dólares ou 24.343 milhões de euros) que pretende reunir no mercado em 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Isso permite uma abordagem flexível ao calendário de colocação” de títulos, disse o Ministério das Finanças.

Além disso, o ministério referiu que, para fazer face aos riscos de venda forçada de títulos públicos por parte de alguns investidores estrangeiros, a colocação de obrigações após 22 de fevereiro será efetuada através da emissão de novos títulos registados antes daquela data.

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou, na terça-feira, as primeiras sanções económicas diretas contra duas grandes instituições financeiras russas, o VEB (um dos principais bancos de investimento e desenvolvimento da Rússia) e o banco militar (PSB).

Além disso, anunciou sanções “abrangentes” contra a dívida soberana da Rússia para bloquear o acesso do Governo de Moscovo ao financiamento ocidental.

“[A Rússia] não poderá mais obter dinheiro do Ocidente e também não poderá negociar novas dívidas nos nossos mercados ou nos mercados europeus”, sublinhou o Presidente norte-americano.

As sanções surgiram após o reconhecimento russo das autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, e ao anúncio do envio de tropas russas para aqueles territórios, que Moscovo descreveu como uma missão para manutenção da paz.