O poderio militar da Rússia é um dos aspectos que têm favorecido as tropas russas em detrimento do exército ucraniano. A invasão de um país vizinho, contudo, em conjunto com a resistência dos cidadãos e militares do país invadido, tem demonstrado por várias vezes que mais tanques e mais mísseis não são o único fator a ser tido em conta.

Um vídeo publicado pelo ex-ministro da Defesa do Reino Unido, Johnny Mercer, na rede social Twitter, dá conta de um tanque russo a ser rebocado por um trator ucraniano.

Não sou nenhum especialista, mas a invasão não parece estar a correr particularmente bem. Trator ucraniano rouba APC Russo [modelo de tanque russo] hoje”, lê-se na publicação, partilhada este domingo.

A resistência ucraniana tem, segundo o Telegraph, removido os sinais rodoviários identificativos da Ucrânia, numa tentativa de confundir as tropas russas. Muitos tanques, segundo o mesmo jornal, terão não só ficado sem combustível, como ter-se-ão igualmente perdido na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num vídeo partilhado no Twitter, é ainda possível ver civis ucranianos a construir “ouriços” — também designado de “ouriço checo” — para servirem de obstáculo aos veículos militares russos, além de produzirem de forma sistémica “cocktails molotov“, armas caseiras utilizadas contra os tanques russos.