Um primeiro comunicado com apenas dois parágrafos. “O Sporting Clube de Portugal informa que garantiu a maioria do capital da SAD através de uma operação concluída hoje, em que antecipou e assegurou a compra dos VMOC’s (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) detidos pelo BCP, com valor nominal de 83,417 milhões de euros que venciam em Dezembro de 2026. Mais informa que o Clube poderá converter os VMOC’s por si detidos e assim aumentar a participação na Sporting SAD para 83,90% do capital social”.

Dois minutos e meio de currículo, um debate e a recompra dos VMOC: a campanha de Frederico Varandas às eleições do Sporting

Um segundo comunicado com apenas um parágrafo. “A Sporting SAD informa que realizou uma operação de financiamento no valor de 38,5 milhões de euros, mediante acréscimo do preço de venda de créditos relacionados com os direitos de transmissão televisiva e multimédia e com os direitos de distribuição do canal Sporting TV, destinada a substituir passivos financeiros e não financeiros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As comunicações à CMVM tinham sido mais extensas, quer em relação à recompra da maioria dos VMOC que estavam na banca (apenas as do Millenium BCP, não as do Novo Banco), quer à forma de financiamento, mas o essencial ficou resumido nas duas missivas do clube de Alvalade, que na antecâmara das eleições onde Frederico Varandas terá como opositores Ricardo Oliveira e Nuno Sousa anunciou a resolução de um dos pontos mais vezes aflorado nas últimas três semanas de campanha eleitoral. E, também esta sexta-feira, o atual líder que concorre a um segundo mandato explicou em conferência os contornos da operação.

“Hoje é um dia histórico para o Sporting, que fechou o acordo para comprar os VMOC do Millennium BCP, permitindo esta operação garantir a maioria do capital da SAD. O Sporting tinha hipótese de comprá-las até dezembro de 2026 e caso não o fizesse perdia o controlo da SAD. Quatro anos e nove meses antes, o Sporting garante a maioria do capital da SAD. Foi uma operação complexa e dura, sem ruído, com discrição e eficácia. Era um dos nossos grandes objetivos no nosso mandato e ficamos muito felizes por ter cumprido. Amanhã há eleições e quem quer que seja o vencedor terá este problema resolvido. O Sporting é detentor da maioria da SAD. Agradeço aos nossos parceiros e à equipa que trabalhou neste longo processo. Hoje o Sporting tem grandes equipas desportivas mas também grandes equipas nos nossos quadros. À equipa financeira e jurídica, muito obrigado por esta fantástica operação”, começou por frisar Frederico Varandas.

“Era fundamental para o futuro dos sócios do Sporting. Significa que, de uma vez por todas, a maioria na SAD está garantida. Golpe eleitoral? Quem me dera resolver isto no primeiro dia e não no último dia de mandato. Infelizmente, não depende só do Sporting, foi uma operação longa de anos, com avanços e retrocessos e que podia não ter acontecido neste mandato. Procurámos nestes três anos e meio fazer este clube crescer e é o que temos feito. Amanhã é um dia extremamente importante e, na qualidade de presidente, apelo a todos os sócios que venham votar e mostrar a força e vitalidade do Sporting”, completou.