O Centro Hospitalar Universitário de São João vai receber uma cidadã ucraniana com ferimentos graves. “Trata-se de uma doente do sexo feminino, com 37 anos, politraumatizada, que sofreu um atropelamento no dia 22 de dezembro de 2021, do qual resultaram múltiplas lesões graves”, revela o hospital em comunicado, acrescentando que a doente em causa foi transferida de ambulância do Hospital de Lviv para a Polónia e está neste momento a caminho de Portugal, num voo que partiu de Varsóvia, acompanhada pelas equipas clínicas da ONG Médicos do Mundo.
A cidadã ucraniana será transferida pelo INEM do aeroporto para o Hospital de São João, no Porto, onde será reavaliada pelas equipas médicas, cirúrgicas e de cuidados intensivos, em termos de gravidade das lesões e planeamento das intervenções, “num quadro clínico complexo”.
Ao Observador, fonte da ONG Médicos do Mundo revela que existiu um problema técnico com o avião da TAP em Varsóvia e que esta refugiada não irá chegar hoje a Portugal, regressando assim ao hospital na Polónia. Fonte hospitalar afirmou ao Observador que a doente deverá chegar ao Porto esta quinta-feira.