O Ás dos Ares mais conhecido da Ucrânia voltou a aparecer nas redes sociais, depois de ter ganhado notoriedade por ter abatido vários aviões russos desde o início da invasão da Ucrânia.

As Forças Armadas ucranianas publicaram na sexta-feira uma foto de um piloto com uma viseira negra e uma máscara de oxigénio a bordo de um caça MiG-29, a mais recente aparição do ‘Fantasma de Kiev‘.

Olá, inimigo russo, vou voar [em perseguição] pela tua alma”, é possível ler-se na foto publicada na rede social Facebook.

Não se sabe se este piloto não passa de um mito, uma espécie de Ulisses do século XXI, mas várias foram as publicações que davam conta, no dia 25 de fevereiro, de um piloto ucraniano que teria abatido pelo menos cinco caças russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mito ou realidade? O ‘Fantasma de Kiev’ pode ser mais importante do que isso

O antigo Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko chegou a publicar uma foto no Twitter de um piloto sentando num caça, onde afirmou tratar-se do ‘Fantasma de Kiev’.

Essa foto, contudo, era idêntica a uma publicação de abril de 2019, onde as Forças Armadas da Ucrânia afirmavam que “vários pilotos ucranianos testavam capacetes franceses num treino tático“.