786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Chèvre: um ícone à mesa portuguesa

Este artigo tem mais de 2 anos

Já imaginou provar um queijo chèvre puro? A Joana Barrios foi ao Ribatejo, a bordo do FIAT (500)RED, conhecer a produção desta iguaria fabricada há mais de 40 anos de forma artesanal.

Um ícone que anda de mãos dadas com a história. Um clássico com fãs pelo mundo. Do que estamos a falar? Na verdade, não falamos apenas de um ícone, mas de dois símbolos que estão a conquistar o gosto dos portugueses: o autêntico queijo chèvre, produzido artesanalmente no Ribatejo, e o icónico Fiat (500)RED. Cada um, na sua forma mais particular, traça um caminho marcado por tradições, identidades, e grandes legados culturais.

É na pequena aldeia de Maçussa, na Azambuja, que Adolfo Henriques produz, há mais de 40 anos, queijo pur chèvre. Uma paixão que nasceu do acaso. À época, o produtor já se dedicava a diversas atividades agrícolas na propriedade familiar. Mais tarde, decidiu começar a importar cabras suíças para trabalhar na melhoria da raça em Portugal. Pouco depois, recebeu um convite para participar num curso no antigo Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial para aprender a fazer queijo chèvre. “Fui o primeiro e único aluno  que persistiu”, conta Adolfo animado, tornando-se, assim, o único produtor de chèvre artesanal no nosso País.

O queijo produzido no Ribatejo ganhou espaço nas receitas de chefs reconhecidos em todo o País, estando presente em importantes hotéis e mercearias. Porém, Adolfo Henriques lembra que nem sempre foi assim: “foi uma aventura vender os queijos em Lisboa porque ninguém conhecia ou comia queijo com bolor e envolto em carvão. Tive de dar muito queijo e fazer muitas provas até conseguir clientela”.

Granja dos Moinhos Granja dos Moinhos Granja dos Moinhos

MadalenaCasal

Atualmente, a queijaria produz cerca de 100 chèvres por dia, sendo que a produção leva um mês e meio. Tudo é feito com calma e carinho, traduzindo-se num produto compacto, intenso e marcante. Tal e qual como as características do novo Fiat (500)RED.

Falamos de um carro elétrico perfeito para viagens dentro da cidade ou até no interior do nosso País. Tudo graças à tecnologia que torna a viagem bem mais segura, através do Cruise Control que mantém a velocidade na autoestrada, ou com a ajuda de um sensor que deteta fadiga.

O Fiat (500)RED tem estilo, é elegante e inovador. Neste automóvel, vai ter ao seu dispor um copiloto que garante total confiança quando estiver ao volante. Graças à tecnologia deste RED, vai estar mais seguro do que nunca. O sistema Copiloto Fiat com Traffic Jam Assist vai manter a distância do automóvel, acelerar, travar e mantê-lo no centro da faixa de rodagem de forma autónoma. Mas não fica por aqui: para evitar ou diminuir os acidentes, seja com automóveis, peões ou ciclistas, o Fiat (500)RED envia um alerta acústico e visual ao condutor. Caso o condutor não reaja, o sistema trava o próprio o veículo.

No segundo episódio desta webserie, Joana Barrios, a bordo do Fiat (500)RED, convida-o a descobrir esta iguaria que, apesar de ser originalmente francesa, ganhou o respeito de qualquer ribatejano e português.

Saiba mais em RED combina com tudo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora