771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Culinária

Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Em Leça da Palmeira, "A Margarida" é que manda!

Manuel Serrão traz-nos mais um restaurante com alma, onde a Margarida manda e nós "comemos e calamos". A recomendação especial vai para a "açorda de marisco à Margarida", que é a estrela da companhia
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Pratos para comer e "votar" por mais

Numa edição especial de Por Pratos Nunca Dantes Navegados, Manuel Serrão sugere um prato para cada candidato, com base nas preferências partidárias.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Neste restaurante, foi amor à primeira garfada

No "Dom Limão, Dona Laranja, para além da experiência gastronómica, há também uma experiência narrativa. Porquê? Porque a história de amor destes citrinos vale por muitas refeições.
Restaurantes

Restaurantes Michelin portugueses conhecidos terça

Primeira gala Michelin exclusivamente portuguesa conta com 31 restaurantes com uma estrela Michelin e sete com duas estrelas. Novidades portuguesas serão anunciadas numa cerimónia em Albufeira.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

A Oficina que trocou os carros pela comida

Manuel Serrão leva-nos até ao restaurante Oficina, no Porto. Restaurava automóveis e agora faz outro tipo de restauração. Com uma carta de influência transmontana, a alheira é uma entrada obrigatória.
Lifestyle

A primeira Gala MICHELIN portuguesa está a chegar

Dia 27 de Fevereiro decorre a primeira Gala MICHELIN exclusivamente dedicada aos restaurantes portugueses. A cerimónia tem apresentação de Catarina Furtado e vai ser transmitida online.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Lampreia, a atriz-estrela d'O Gaveto

Lampreia é a atriz principal num mês que também é dos Óscares. Não é bonita de se ver, mas é boa de comer. De volta ao Gaveto em Matosinhos, Manuel Serrão reforça: "Lampreia à Bordalesa é uma beleza!"
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Galito, a verdadeira "Catedral" em Benfica

Para o Manuel Serrão, a "Catedral" em Benfica não é o Estádio da Luz, mas sim este óasis alentejano em plena capital. Venha connosco provar o Alentejo, do prato principal à sobremesa.
Lifestyle

Bairro Alto Hotel. Faça check-in para saborear

O Bairro Alto Hotel pode ser tão apetecível para quem está de visita a Lisboa como para quem nela faz vida. Na Pastelaria e no restaurante BAHR os locais não são apenas bem-vindos. São bem servidos.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Quer provar um "arroz à Manel Serrão"? Aqui pode

No Temperos da Zézinha, em Matosinhos, há um prato único no mundo, em homenagem a um famoso portuense especialista em restauração. Um restaurante pequeno, mas com muito para provar.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Veneza. Mais que um restaurante, uma garrafeira

Com o mês de janeiro "quase a ir à vida", Manuel Serrão leva-nos até ao restaurante Veneza, no Algarve. Por ser também uma garrafeira, "dá para jantar bem e depois sair de lá com umas boas espumadas".
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

"O Clássico", uma das melhores salas de jantar

Matosinhos é uma das salas de jantar do Porto. Para bem nos servir, o Manuel Serrão apresenta-nos um restaurante que é literalmente "O Clássico", o restaurante com mais televisões por metro quadrado.
Mesa para 4

O frango assado matou a codorniz?

Sempre foi petisco de tasca e tem sido ignorado pelas gerações mais novas, que preferem frangos assados ou fritos. Um episódio feito com frigideira ao lume para criar um prato simples e delicioso.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Já foi de comboio para um restaurante? Aqui vai

No Armazém Pacheco, em "Red River", em Gondomar, o melhor mesmo é ir de comboio. E provar as costelinhas adubadas, seja à mão ou de talheres.
Mesa para 4

Uma espécie de canja com espinafres

A sugestão de refeição do Chef Leopoldo Calhau, que mostra o espinafre é verdura para qualquer prato. Ressalta que o legume é versátil e que se pode comer com outros tantos ingredientes à mistura.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Saem "diamantes de gastronomia" para começar 2024

Tempo de reis ainda vale para marcar o jantar de natal e o "Sabores do Tino" é uma excelente opção. As doses são generosas e o Diamantino e a Ana Maria garantem "rabanadas para comer o ano inteiro".
Mesa para 4

Vai um gelado de nata com alho francês salteado?

A sugestão de entrada do Chef Leopoldo Calhau, com sal e pimenta. O alho francês tornou-se versátil e pode ser o elemento principal de um prato. Cozido, grelhado ou em molhos, o segredo é o corte.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Os melhores pratos (por onde navegámos) em 2023

Foram 52 episódios e muitos pratos provados e restaurantes navegados. Manuel Serrão faz um balanço do melhor que trouxemos ao programa, para uma despedida em beleza de 2023.
Mesa para 4

Vieiras e mioleira, "mar e terra" como Portugal

Uma combinação improvável que até faz sentido, num refugado de tomate triturado. O Chef Leopoldo Calhau aconselha a selar a vieira rapidamente, como se frita um bife, para ficar com melhor textura.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Indo eu a caminho de 2024 no MonteBelo, em Viseu

Manuel Serrão deixa a sugestão para um jantar especial de réveillon no centro do país. Além da boa comida, o restaurante MonteBelo é também um hotel, por isso "se exagerar na bebida é mais fácil".
Mesa para 4

Toucinho. "Não é do céu, mas leva-nos ao céu"

O Chef Leopoldo Calhau fala-nos de um ingrediente que "só faz bem a quem come". Toucinho curado, fatiado muito fininho. Acompanha bem com cogumelos estufados, com uma feijoada ou cozido de grão.
A História do Dia

Por que motivo bacalhau rima com consoada?

Como nasceu a tradição de comer bacalhau na consoada? Será um hábito exclusivo de Portugal? Na História do Dia de hoje falamos sobre o “fiel amigo” dos portugueses, símbolo da identidade do país.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Beira-Mar em Cascais sem marisco? O que seria!

Neste episódio, Manuel Serrão leva-nos até ao restaurante Beira-Mar, em Cascais, que tem 45 anos e é um autêntico clássico. Além do serviço de excelência tem um "pátio simpático".
Mesa para 4

Fígados de galinha, no fundo, "são umas iscas"

O Chef Leopoldo Calhau ensina a confeccionar fígados de galinha. O segredo é estufar com a tampa fechada "para criar mais sucos" e no final adicionar vinho do porto e vinagre.
Lifestyle

Por uma terra mais verde e mais viva

Há produtos que se destacam pela sua singularidade. Que se preocupam em fazer mais e melhor, por nós e pelo Planeta. Como é o caso do Azeite Oliveira da Serra 1.ª Colheita. Venha conhecê-lo!
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Com o Torres, em Famalicão, "vamos em grupos"

Famalicão não era conhecido pelas suas "torres", até abrir este restaurante. Em grupo ou sozinho, visite connosco este restaurante, que tem como jóia da coroa o cabritinho assado no forno.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Em tempo de guerra, um Tanque de paz saborosa

Em Almancil, há um Tanque que pode ser visitado (e saboreado), seja Inverno ou Verão. Venha connosco até ao Algarve em mais um Por Pratos Nunca Dantes Navegados.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Casa da Foz. La Bella Italia em versão de bolso

Na foz do Porto, há uma pequena Itália à espera de ser descoberta. Das sobremesas a alternativas menos "italianas", vamos a uma Bella Italia de bolso.
Mesa para 4

Cecina, o presunto de vaca

Um produto que os espanhóis têm desenvolvido há anos. A carne é curada como os presuntos, come-se cru e às fatias finas. O Chef Leopoldo Calhau confessa: "nunca comi presunto tão bom quanto a cecina".
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Um restaurante tão grande, que precisa de elevador

O Novo Casarão do Castelo, em Leça da Palmeira, tem tanto para mostrar, que tem dois pisos com elevador. E o piso cimeiro tem mais surpresas a oferecer do que apenas comida.
Mesa para 4

Bacalhau com romã "a murro" e couve-flor

Nesta sugestão do Chef Leopoldo Calhau, descasca-se a romã "à pancada". Confita-se o bacalhau para "lascar", juntamos um puré de couve-flor e temperamos com romã para "um prato cromaticamente bonito".
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Ainda há segredos bem escondidos no Porto? Há, sim

Discreta, mas com muito para descobrir, a Adega Escondida faz jus ao nome. No centro do Porto, ninguém imagina o que vai encontrar atrás da porta (desde a comida ao espaço).
AEG Green Affair

Sustentabilidade e marcas: uma relação sem lucro?

O consumo e a preocupação com a sustentabilidade estão a mudar. Será que o papel das marcas deixou de estar centrado no lucro? Descubra com a ajuda de Marisa Pires, AEG Portugal (grupo Electrolux).
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Mercantel, onde partilhar não tem mal

Em Aveiro não há só ovos moles e o Mercantel é prova disso. O restaurante ganhou nova vida e agitou os canais da Veneza Portuguesa, junto ao mercado.
AEG Green Affair

O bem-estar do nosso ar começa em casa?

A qualidade do ar influencia o nosso bem-estar. Neste episódio de AEG Green Affair descobrimos, com a ajuda da Isabel Silva, como podemos melhorar o ar da nossa casa com soluções mais sustentáveis.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Ir a este restaurante de Guimarães é um bom Deal

A comida é sempre o ponto mais importante - e nisso o Deal não falha -, mas este restaurante de Guimarães tem os olhos na sustentabilidade. O futuro nasceu na Cidade de Berço.
Mesa para 4

"Perdiz suculenta é perdiz confitada"

O Chef Leopoldo Calhau fala-nos das dificuldades do mundo da restauração. Ainda, a receita para uma perdiz de escabeche. Para não ficar seca, o segredo é confitar em banha de pato em baixa temperatura
AEG Green Affair

Como tornar as nossas refeições mais sustentáveis?

Em 2020, cada português desperdiçou, em média, 184kgs de comida. Como podemos reduzir o desperdício e ter receitas tradicionais sustentáveis e saudáveis? Descubra com a ajuda de Ana Pinto – Nutriaging
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

O Caçador, o restaurante com o maior nome do mundo

O Caçador parece um nome curto? Então e se lhe juntarmos um "Pescador", "outros mentirosos" e uma troca de nota? Conheça um especialista em frango da guia no Norte.
AEG Green Affair

Vestir o Futuro: juntar a Moda à Sustentabilidade

O mundo da moda é considerado um dos mais poluentes. Mas o que pode ser feito para melhorar o Planeta? Joana Barrios foi descobrir algumas das respostas com a ajuda de Nuno Baltazar e da AEG.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos