684kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Culinária

Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Cisma, o restaurante que nasceu do amor

Um casal apaixonou-se e aventurou-se no negócio da restauração. Foi dentro do Cisma que casou e mostrou que Matosinhos poder ser muito mais do que apenas marisco.
Mesa para 4

Batata à alentejana. "Uma variante sem carne"

Na verdade, a carne está no molho. Mas nesta variante, o Chef Leopoldo Calhau revela que o segredo está no "mil folhas de batata" e na amêijoa. O Chef recomenda o restaurante "Chez Chouette".
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Não há bacalhau como o da Julinha!

Neste episódio passamos pela primeira vez na Trofa, com promessa de voltarmos de novo. E ainda que fique a uns minutos de distância, a grande estrela do Julinha vem de outra cidade: de Braga.
Mesa para 4

Xerém, a polenta italiana à moda portuguesa

Um ingrediente muito tradicional no sul do país, "cozinhado como se fosse arroz, mas com o dobro da água". A sugestão do Chefe Leopoldo Calhau é juntar este granulado de milho ao bacalhau e desfrutar.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

"Nunca tinha navegado neste banho de cultura"

Foi uma estreia total: "nunca nesta boquinha tinha entrado comida Vietnamita". Nesta edição conhecemos o restaurante "Bếp Việt" que promove a cultura do Vietname no Porto.
Mesa para 4

Já provou a "Francesinha" do Alentejo?

Nesta edição trazemos-lhe a receita da "Alentejaninha" que leva poejo - "a erva que só os alentejanos conheciam". Vamos até Portalegre conhecer o restaurante "Tombalobos" do chefe José Júlio Vintém. 
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Uma vista de cortar a respiração mas não a fome

Não só o que se come, mas também o que se vê. No Dona Elvira, pode degustar uma boa refeição enquanto se delicia com as vistas do Cávado e as suas margens. O bacalhau à Braga é obrigatório na estreia.
Mesa para 4

"Somos nabos em não explorar o nabo"

Uma raiz vegetal "super versátil". Apesar de comermos "quase sempre cozido" devemos aventurar-nos a fazer puré, picles e saladas. São sugestões a conhecer do Chef Leopoldo Calhau.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

"Filhos de Moura" tem leitão bizarro ou bísaro?

O restaurante Filhos de Moura é em Aboim, perto de Amarante e muito conhecido pelo leitão bísaro, que alguns confundem com leitão bizarro.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

O restaurante que podia ser o Rock in Rio Douro

Voltamos às margens do Douro, desta vez à Afurada ao restaurante "Armazém do peixe". As aparências iludem neste espaço que passou de ser uma ruína para ser "tudo à grande".
Mesa para 4

Uma caldeirada de enguias "bem portuguesa"

Nem todos gostam e "ainda bem", uma vez que está em vias de extinção. É o que explica o Chef Leopoldo Calhau, que recomenda os fãs de enguia a provarem a caldeirada do restaurante Marinhas, em Aveiro.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

O restaurante mais pequeno do mundo

O Lessa, em Leça da Palmeira, não se mede aos palmos. A avaliar pela cozinha mais transparente do Porto e arredores, podemos atirar-nos com confiança para os pratos leves de verão
Mesa para 4

Arroz de lingueirão. Sem tomate, porque não?

Mesmo sendo fã de tomate, o Chefe Leopoldo Calhau explica que o fruto "afeta o sabor dos bivalves". Para o molho do arroz, o segredo está no "falso bulhão pato", uma mistura de água com vinho branco.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

O Cortesia é uma história de amor

Apesar de ter origem numa história de amor, este restaurante da Póvoa de Varzim não tem nada a ver com um restaurante familiar. A cozinha mediterrânica é o prato forte deste espaço perto da praia
Mesa para 4

Polvo do Norte ou do Sul: qual o melhor?

Polvo do Norte e do Sul de Portugal têm sabores diferentes e o ponto de cozedura é difícil para os dois. Os ingredientes desta semana do Chef Leopoldo Calhau são polvo, beringela e pimentos.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Pedir um bife na Mariana é inconstitucional

O Robalo com algas na Mariana, em Afife, é a estrela da companhia e pode ser comido numa de duas salas que em nada são iguais. Para sobremesa venha o Leite Creme ou o Pudim Abade de Priscos
Mesa para 4

Ostras são caras? Amêijoas são mais

Abrir ostras tem ciência mas são excelentes para "abrir refeições". Ostras e beterraba é a sugestão do Chef Leopoldo Calhau e também o restaurante Casa da Igreja, em Cacela Velha, no Algarve.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

No Valério apagamos um fogo que arde sem se ver

Em Mangualde pedimos para a mesa um Arroz de Borrego no forno, Folhado de Vitela Esfarrapada, Arroz de Entrecosto em Vinha de Alhos ou bacalhau com broa. Para a sobremesa, queijo da serra
Culinária

Dia Mundial da Pizza

A pizza é o resultado da genialidade do povo humilde, acolhedor e, acima de tudo, orgulhoso por ter criado o único alimento que se come em todo o mundo.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Em Gaia, com um Pessegueiro na mão a olhar o Douro

Quem foi ao Enoteca de Gaia ver o São João ficou bem servido, agora fica bem servido se lá for comer os melhores ovos rotos de 2023. A garrafeira não deixa nada a desejar
Mesa para 4

6 horas de carro para ir à La Tasquita de Enfrente

Uma longa viagem que o Chef Leopoldo Calhau garante valer a pena. Dos "figos com anchova" aos "lagostins com molho de salpicão", há muita variedade neste restaurante em Madrid.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

A casa das carnes premium e super premium

No Meat de Famalicão começamos pelo Preliminar, um cocktail que abre caminho para os Tacos de Camarão ou um Tártaro de Novilho. O Arroz de Fumeiros, o Brás de Cogumelos ou o Puré Trufado vêm depois
Mesa para 4

Beldroegas:"Em adultos descobrimos o que perdemos"

O chef Leopoldo Calhau fala do legume que "não é kid friendly" mas que dá boas sopas e também serve para a salada. Ainda, uma sugestão, a comida alentejana e as sopas do "Galito" em Benfica.
Culinária

Do bacalhau à Brás fatal ao facínora dos cachorros

O dono do grupo Wagner começou como vendedor de cachorros quentes. Hoje, Yevgeny Prigozhin tem um exército mais perigoso do que bacalhau à Brás em piqueniques em Agosto.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

As Caldas e a genuinidade do melhor italiano

Com a chegada do FM da Rádio Observador às Caldas da Rainha, fomos ao melhor italiano da região Oeste. O Sabores de Itália fica na Praça do Peixe e faz jus ao nome com Castanhas, boletos e trufas
Mesa para 4

Já comeu arroz de lapas? "Amêijoas são bem-vindas"

Inspirado pelas ilhas, o Chefe Leopoldo Calhau traz uma receita para "enriquecer o arroz". No continente também há, mas é raro encontrar umas "lapas tão boas" como no "Beira Mar" em Angra do Heroísmo.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Na Casa do Avô comemos Xerém com tudo

Em Vale da Parra, no Algarve, o Xerém, uma espécie de farinha de pau, é servido com conquilhas ou berbigão. Para quem quiser alternativas há Lulas Cheias, Lombo de Javali ou Galinha Cerejada
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Um jantar com vista para a história de Guimarães

Antes de entrarmos no Hool de Guimarães estamos obrigados a passear pela zona histórica que é Património da Humanidade, um dois em um. As saudações do chef são maravilhosas para a visão e o palato
Mesa para 4

Já provou borrego com pimentos? "Funciona!"

Ou "puré de beringela com batata doce" para opção vegetariana. A receita do chefe Leopoldo Calhau e a sugestão: o "Páteo 13" em Alfama, um restaurante "sazonal onde a salada de pimentos nunca falha".
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

O Umami é uma bela sem senão

Mesmo em estágio para o Jamor, não deixamos de almoçar. Vamos explorar uma novidade na Av. dos Aliados, mesmo ao lado da Câmara, que tem como atrativo as bochechas de porco preto e puré de castanhas
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Vamos ao Minho comer rojões? Não, vamos ao polvo

De regresso ao coração do Minho, desengane-se quem pensa que vamos almoçar rojões. No Jardim de Famalicão podemos perguntar um milhão de vezes que ninguém nos diz o segredo do molho delicioso do polvo
Mesa para 4

Sabe o que é 'Redanho'? "Quem sabe não esquece"

"É a batata frita do Alentejo". O chef Leopoldo Calhau revela a receita do "Torresmo do rissol" e deixa sugestões: o restaurante "Sabores do Sado" em Santa Margarida e o "Pigmeu" em Lisboa.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Uma Ramada que não tem nada a ver com copos a mais

O peixe é sempre uma boa escolha no Ramada do Mar de Matosinhos e em grupo é obrigatório, mas o Manel criou um prato novo: Secretos de Porco Preto à Bulhão Pato. Fechamos com uma troika que engorda
Mesa para 4

Já comeu jardineira de rabo de boi?

O chef Leopoldo Calhau ressuscita o prato esquecido. Falamos de feijão verde, peixinhos da horta com cerveja preta e, ainda, de um clássico da cidade: "O poleiro" na rua de Entrecampos.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Solar dos Presuntos. A embaixada minhota em Lisboa

O presunto de entrada é obrigatório, depois vêm as dúvidas: Cabrito ou Arroz de Lavagante ou Tomatada de Bacalhau à Solar. Certo é que quem se quer esconder não pode vir a este templo repleto de VIPs
Mesa para 4

Já provou sopa de carabineiro com gelado?

Uma "sopa tépida" com "gelado de pistáchio que é frio": um jogo de temperaturas, texturas e sabores. A receita do chef Leopoldo que deixa também uma sugestão, o restaurante "Cañabota" em Sevilha.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

Na luta contra o frio, carregamos no piri-piri

Entre Albufeira e Vale do Lobo, o Piri-piri Steak House é famoso pela coleção de picantes de várias intensidades. É ir provando e ver o que se adequa mais a um bife mal passado com legumes salteados
Mesa para 4

Numa "refeição de produto" dispensam-se hidratos

"A sobremesa foi lagosta". O chefe Leopoldo Calhau fala-nos da sua experiência no "Batareo". Um restaurante familiar e com esplanada em Setúbal, onde se come salmonete, vieiras e lingueirão.
Por Pratos Nunca Dantes Navegados

O António favorito do Manel

Há restaurantes que quando crescem perderem toda a graça, mas não é o caso deste António do Freixieiro. Com a brisa na cara, o bacalhau e o polvo assado com o arroz do mesmo são os pratos fortes
Mesa para 4

Já provou o prato "miolos e moelas"?

A receita e uma sugestão do Chef Leopoldo Calhau - a Cervejaria “Boa esperança” em Benfica onde se fazem moelas grelhadas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.