A guerra na Ucrânia deverá terminar no início de maio, diz o chefe de gabinete do Presidente Zelensky, Oleksiy Arestovich, citado pela agência Reuters. E porquê no início de maio? Porque é quando a Ucrânia estima que se esgotarão os recursos que estão ao dispor da Rússia para fazer a guerra.

Num vídeo publicado por vários jornais ucranianos, Arestovich refletiu sobre os recursos que a Rússia irá querer dispender no esforço de guerra e, nessa perspetiva, atirou: “Penso que, no máximo, em maio, no início de maio, deveremos ter um acordo de paz – talvez até possa ser mais cedo, veremos… Estou a falar das datas possíveis mais longas”.

Arestovich, que não está diretamente envolvido nas negociações que têm existido entre a Ucrânia e a Rússia, continuou: “As negociações estão numa encruzilhada. Ou haverá um acordo de paz obtido em breve, dentro de uma semana ou duas, com retirada de tropas e tudo, ou haverá uma tentativa de reunir mais alguns combatentes, incluindo sírios, para um segundo round – e quando os derrotarmos também a eles, poderá haver um acordo em abril ou final de abril”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR