Diversos vídeos partilhados nas redes sociais mostram um cenário de tensão em Kherson, esta segunda-feira, com alegados disparos de armas de fogo e lançamento de granadas por forças russas com civis por perto.

Embora seja impossível precisar o contexto exato que levou aos disparos e ao lançamento de granadas, nas redes sociais e nos jornais internacionais surgem relatos de que estaria a decorrer uma manifestação pacífica contra a ocupação russa da cidade.

[Dois dos poucos vídeos em que não se veem imagens explícitas de ferimentos:]

A versão ucraniana, difundida pelo Centro para as Comunicações Estratégicas do país, aponta para casos de granadas que terão explodido debaixo dos pés de manifestantes ucranianos pró-Kiev. Pelo menos duas pessoas terão ficado feridas nesta manifestação, de acordo com a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na cidade de Kherson têm-se multiplicado vídeos e fotografias de protestos dos locais relativamente à ocupação russa da cidade. Este domingo, por exemplo, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, tinha publicado um vídeo com “corajosos ucranianos que continuam a protestar em Kherson contra invasores russos, pacificamente e sem medo. Forçaram mesmo dois grandes camiões russos a retirar-se, apenas com a sua pressão pacífica””.