Um polícia ucraniano de Mariupol, Mikhail Vershinin, protagonizou um vídeo onde pediu diretamente aos “grandes” presidentes dos Estados Unidos e de França ajuda militar. A mensagem foi filmada na sexta-feira num cenário de escombros e chamas em alguns prédios, e tornou-se viral.

Vershinin recordou que os líderes tinham prometido equipamento de defesa antiaérea, mas o que a Ucrânia recebeu até agora “não foi bem isso”, lamentou. “Olhem para a cidade”, desafiou e, de seguida, aparecem imagens da destruição causada “pela aviação inimiga, a aviação russa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A olhar diretamente para a câmara, o polícia, que quer proteger os civis, destacou que há crianças e idosos entre as vítimas mortais. Comparou ainda Mariupol a Alepo — uma cidade síria devastada por bombardeamentos –, alertando que a cidade ucraniana está a a ser “destruída” e “varrida da face da Terra”. No fim do vídeo, repete o apelo: “Por favor, dêem sistemas de defesa antiaérea à Ucrânia”, concluiu.

Forças russas bombardeiam teatro em Mariupol onde estavam crianças. Piloto foi um “monstro”, diz ministro ucraniano

Na quarta-feira, forças russas bombardearam um teatro e uma piscina que serviam de abrigo a civis, incluindo várias crianças. Além disso, terminou esta segunda-feira o prazo dado pelas autoridade russas para que a Ucrânia entregasse à Rússia a cidade sitiada de Mariupol, que está neste momento maioritariamente controlada pelas forças do Kremlin.

Já acabou o prazo que a Rússia deu à Ucrânia para entregar Mariupol. Kiev tinha recusado a rendição da cidade portuária