Fruto de um investimento de 5000 milhões de euros, começou hoje a laborar oficialmente a primeira fábrica europeia da Tesla, localizada nos arredores de Berlim, na Alemanha. O momento, que ocorreu dois anos depois de lançada a primeira pedra, contou com a presença de Elon Musk, o CEO da marca norte-americana, o chanceler alemão Olaf Scholz e os seus ministros da Economia e do Ambiente, incluindo ainda uma sessão de entrega a clientes das primeiras unidades saídas da linha de montagem.

Com um atraso de quase oito meses face ao que estava previsto, sobretudo devido às exigências dos ambientalistas, a denominada gigafactory Berlim deverá ocupar 12.000 trabalhadores, de forma a produzir 500.000 veículos por ano (Model 3 e Model Y). Além disso, incluirá  uma fábrica de células para baterias, capaz de gerar acumuladores com a capacidade anual de 50 GWh.

A gigafactory Berlim já produziu algumas unidades, para validar o funcionamento da linha de produção, processando-se a partir daqui um processo gradual de incremento do ritmo de fabricação. De acordo com a JP Morgan, em 2022 deverão sair 54.000 veículos da fábrica alemã, para depois aumentar para 280.000 carros/ano em 2023 e 500.000 em 2025.

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De momento, apenas estão a ser produzidos Model Y, juntando-se em breve o Model 3. Mas todos eles vão recorrer às megacasts à frente e atrás, além de uma terceira para o pack de baterias, o que permite, por exemplo, construir toda a zona frontal com apenas uma peça de alumínio forjada, em vez de cerca de 70 mais pequenas no mesmo material, soldadas entre si.

Resta saber se as primeiras unidades já montam as novas células 4680, que permitem aumentar a capacidade e diminuir os riscos e os custos. Estes modelos começarão a ser distribuídos na Alemanha, para depois a entrega passar a cobrir os restantes países europeus, evitando-se assim importações a partir dos EUA e da China, ainda que estas últimas devam continuar, ainda que em menor número, até 2023.